tag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.comments2022-03-31T22:45:44.327-03:00CAMINHOS DE FERROVerbos e Palavrashttp://www.blogger.com/profile/00795987022948873553noreply@blogger.comBlogger84125tag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-54619260307314221682020-01-26T10:13:45.300-03:002020-01-26T10:13:45.300-03:00O Serviço de Financiamento Le_Meridian foi acima e...O Serviço de Financiamento Le_Meridian foi acima e além de suas necessidades para me ajudar com meu empréstimo, que eu usei para expandir meus negócios de farmácia. Eles eram amigáveis, profissionais e absolutos, para trabalhar. E-mail..lfdsloans@lemeridianfds.com Ou lfdsloans@outlook.com.WhatsApp ... + 19893943740.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-24610771884739103092019-08-04T22:10:16.382-03:002019-08-04T22:10:16.382-03:00Orgulho tio sou Jacimara Souza Cajazeira Alves sob...Orgulho tio sou Jacimara Souza Cajazeira Alves sobrinha de Bernardo Alves filha de Jaime Alves Cajazeira neta de Jerônimo Alves Cajazeira Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-80010691886457456822017-09-17T06:03:08.986-03:002017-09-17T06:03:08.986-03:00Não creio que o transporte rodoviário tenha sido a...Não creio que o transporte rodoviário tenha sido a causa da extinção do transporte ferroviário no Brasil. No que ocorreu foi a falta de investimentos no setor, principalmente no que tange à unificação das bitolas, que aos poucos dentro de um cronograma regional, deveria passarem todas para a larga (1,60 m), desde o Amazonas ao Rio Grande do Sul, renovação da frota de carga, incluindo-se a aquisição de locomotivas mais possantes. Acredito que um trem com 80 vagões transportaria de uma só vez o carregamento de mais de 100 caminhões e com fretes muito mais baratos, o pessoal seria um maquinista e um auxiliar e o consumo de combustível bem mais reduzido. O problema é que o governo queria ver-se livre dos encargos e promoveu a desestatização dos os serviços "a toque de caixa", fazendo concessões sem a contrapartida da obrigatoriedade da manutenção e remodelação dos serviços, quer de cargas quer de passageiros, mas como isso não aconteceu, essas empresas simplesmente aos poucos foram abandonando as malhas ferroviárias que lhes foram concedidas (principalmente no Nordeste) e o caos se estabeleceu. São estações em ruína, leito da malha coberto por matagal, vagões e locomotivas corroídos pela ferrugem, por fim um verdadeiro caos. As ferrovias brasileiras tornaram-se um patrimônio "sem dono" ou seja um território de ninguém, pois não se sabe quem manda nem quem fiscaliza...coisas de país de "primeiro mundo"!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-7558141224380866372016-10-10T00:50:27.687-03:002016-10-10T00:50:27.687-03:00Quem na realidade é ou são o(s) culpado(s) por ess...Quem na realidade é ou são o(s) culpado(s) por esse desmonte de nossas estradas de ferro em todo o país. Se nos mirarmos para as malhas ferroviárias da extinta RFFSA (Empresa administrada pelo Ministério dos Transportes) ou da FEPASA (pertencente ao Governo de São Paulo) ou qualquer outra ferrovia que tenha sido privatizada, o que observamos é um abandono total desse patrimônio que já foi o ícone do desenvolvimento nacional, abrindo fronteiras, fazendo nascer pequenas vilas ou povoados que vieram a se transformar em grandes cidades ou metrópoles. Mas a insensibilidade ou irresponsabilidade de nossos governantes que promoveram um processo de privatização que não definia se as concessionárias seriam obrigadas a manter e preservar os bens que compunham o patrimônio e a história de das ferrovias no Brasil; não havia tanbém quaisquer obrigações quanto a nonos investimentos no que diz respeito à reforma e ampliação do sistema ora existente, nem do que era essencial: os trilhos por onde os trens deveriam circular. E em sendo o que interessava à iniciativa privada era apenas ganhar e muito dinheiro, o foco seria transportar cargas e utilizar o que tinham à disposição, indo aos poucos abandonando os ramais que considerassem não rentáveis. E, assim chegamos ao estágio em que nossas ferrovias se encontram - fruto de concessões mal feitas e sem sentido de patriotismo, que tinham como objetivo, segundo os governos da época, reduzir os gastos públicos para fazer o "Brasil voltar a crescer e ter condições de receber novos investimentos estrangeiros". Deu certo? Não sabemos.... O que temos certeza é de que nosso sistema ferroviário foi desativado, abandonado e virando (ou virou) SUCATA. São estações em ruína ou invadidas, lastro da malha ferroviária tendo os trilhos aterrados ou arrancados, vagões de cargas e passageiros e locomotivas corroídos pela ferrugem, transformados em verdadeiros cemitérios de ferros velhos. UMA VERGONHA PARA UMA NAÇÃO QUE DESEJA TORNAR-SE GRANDE DIANTE DO MUNDO, MAS QUE ENGATINHA COMO UM PAÍS DE TERCEIRO MUNDO, QUE NÃO VALORIZA SUAS RIQUEZAS E PATRIMÔNIO E OS ENTREGA PARA QUE SEJAM DILAPIDADOS COMO FOI O CASO DE NOSSAS ESTRADAS DE FERRO, QUE FORAM TÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA "MÃE GENTIL"! Cabe aos nossos políticos começarem a gritar e correr em socorro desse patrimônio que ora agoniza...<br />Jeová Barboza - Timbaúba - PERNAMBUCO <br />Jeová Barboza de Lira Cavalcantinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-59334287783818282762016-07-08T22:02:44.356-03:002016-07-08T22:02:44.356-03:00A grande vantagem da Tecnologia Pendular para tren...A grande vantagem da Tecnologia Pendular para trens de passageiros é justamente pelo fato de trafegar bem em vias sinuosas e curvas fechadas, comum em países europeus, americanos e principalmente brasileiros, sem muitas retificações e com baixo investimento. <br /><br />Eis aí uma ótima opção para os planejados pelo governo federal para os 21 trens de passageiros regionais, para uso da malha ferroviária brasileira, mediante aproveitamento e remodelação das linhas existentes, sem a necessidade de grandes intervenções.<br /><br />Os trens pendulares Acela americano (Amtrak) e Superpendolino europeu são tracionados por energia elétrica, inclusive os na versão flex, 3 kVcc / 25 kVca embora existam versões eletricidade-Diesel (ICE-TD), que poderão ser utilizados em cidades onde não possuem alimentação elétrica.<br /><br />A escolha deste modelo está sendo sugerida por consultorias, como a “Halcrow” no volume 4 parte 2 anexo B Comparação de material rodante, que estudam a implantação dos trens regionais, com futura utilização como TAV quando as suas linhas segregadas exclusivas estiverem prontas a partir de 2020, podem ser fabricados com dois pavimentos (double decker), com passagem entre os carros (gangway) e o truque (bogie) na bitola de 1,6 m que é o mais adequado para as nossas condições, pois é o que maior espaço possui entre as rodeiros para instalação e distribuição do motor elétrico, sistemas hidráulicos, suspenção, comandos e com freios regenerativos, isto é, retornam energia elétrica para a rede na frenagem, e são da categoria de velocidade de até 250 km/h.<br /><br />Pois bem. Não é empregado no Brasil porque a indústria ferroviária multinacional, e aqui instalada, não os fabrica, embora a Bombardier, CAF e a Alstom os fabriquem no exterior, pode aqui ser montado inclusive pela Embraer com alto índice de nacionalização.<br /><br /><br />Conclusão:<br />Construímos ferrovias para que se adequem aos trens aqui fabricados, e não ao contrário. Isto explica, também, a falta de padrão e uniformidade entre trens e gabaritos de plataformas na CPTM-SP e Supervia-RJ entre outras.<br /> <br />As indústrias não fabricam o que necessitamos. Nós, é que nos ajustamos a elas.<br /><br />“As verdadeiras convicções não se mostram, provam-se” LamartineLeonihttps://www.blogger.com/profile/10398176294659946504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-22089956245466780622016-07-08T22:01:00.601-03:002016-07-08T22:01:00.601-03:00A grande vantagem da Tecnologia Pendular para tren...A grande vantagem da Tecnologia Pendular para trens de passageiros é justamente pelo fato de trafegar bem em vias sinuosas e curvas fechadas, comum em países europeus, americanos e principalmente brasileiros, sem muitas retificações e com baixo investimento. <br /><br />Eis aí uma ótima opção para os planejados pelo governo federal para os 21 trens de passageiros regionais, para uso da malha ferroviária brasileira, mediante aproveitamento e remodelação das linhas existentes, sem a necessidade de grandes intervenções.<br /><br />Os trens pendulares Acela americano (Amtrak) e Superpendolino europeu são tracionados por energia elétrica, inclusive os na versão flex, 3 kVcc / 25 kVca embora existam versões eletricidade-Diesel (ICE-TD), que poderão ser utilizados em cidades onde não possuem alimentação elétrica.<br /><br />A escolha deste modelo está sendo sugerida por consultorias, como a “Halcrow” no volume 4 parte 2 anexo B Comparação de material rodante, que estudam a implantação dos trens regionais, com futura utilização como TAV quando as suas linhas segregadas exclusivas estiverem prontas a partir de 2020, podem ser fabricados com dois pavimentos (double decker), com passagem entre os carros (gangway) e o truque (bogie) na bitola de 1,6 m que é o mais adequado para as nossas condições, pois é o que maior espaço possui entre as rodeiros para instalação e distribuição do motor elétrico, sistemas hidráulicos, suspenção, comandos e com freios regenerativos, isto é, retornam energia elétrica para a rede na frenagem, e são da categoria de velocidade de até 250 km/h.<br /><br />Pois bem. Não é empregado no Brasil porque a indústria ferroviária multinacional, e aqui instalada, não os fabrica, embora a Bombardier, CAF e a Alstom os fabriquem no exterior, pode aqui ser montado inclusive pela Embraer com alto índice de nacionalização.<br /><br /><br />Conclusão:<br />Construímos ferrovias para que se adequem aos trens aqui fabricados, e não ao contrário. Isto explica, também, a falta de padrão e uniformidade entre trens e gabaritos de plataformas na CPTM-SP e Supervia-RJ entre outras.<br /> <br />As indústrias não fabricam o que necessitamos. Nós, é que nos ajustamos a elas.<br /><br />“As verdadeiras convicções não se mostram, provam-se” Lamartine<br />Leonihttps://www.blogger.com/profile/10398176294659946504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-2661516380719818602014-03-25T12:13:43.657-03:002014-03-25T12:13:43.657-03:00Júnior, obrigado por compartilhar com a gente o se...Júnior, obrigado por compartilhar com a gente o seu sentimento em relação a esse tema tão importante. Verbos e Palavrashttps://www.blogger.com/profile/00795987022948873553noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-14884472883528516362014-03-25T10:53:14.493-03:002014-03-25T10:53:14.493-03:00sou julio cesar do ceara amo a ferrovia sinto-me ...sou julio cesar do ceara amo a ferrovia sinto-me a pessoa mas triste do mundo quando vejo a situaçao de nossas ferrovias apodrecendo no esquecimentode uma meia duzia de escrupulosos que conseguiram tira de nossa familias o praser de ver o trem chegar trasendo a alegria nos distantes confins do mundo ; olha sinto no fundo do peito o apito do trenchegando nas estaçoes fui traido pelo destinode nao ter sido pelo menos um simplesvarredor de um tren no final de linha hoje quando vejo este abandono me doi o peito e ate da vontade de chorar mas algo mas forte me faz viver fecho os olhos e escultona minha alma o apito do velho e querido tren fortaleza ceara 85 97272620Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12056154410215320576noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-17122174797708228072014-03-24T13:06:43.976-03:002014-03-24T13:06:43.976-03:00
Excelente !!<br />Excelente !!automatic likes instagramhttp://likesinstagram.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-75176134956300570302014-03-24T13:03:13.059-03:002014-03-24T13:03:13.059-03:00
excelente post !!<br />excelente post !!ganhar curtidas no instagramhttp://curtidasinstagram.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-67755002974435467312014-03-06T13:41:43.361-03:002014-03-06T13:41:43.361-03:00Proposta de implantação trens expressos urbanos co...Proposta de implantação trens expressos urbanos com composições pendulares de dois andares (double decker) para locais de alta demanda:<br /><br />* Expresso Noroeste (Linha 7 Rubi)<br />-5 estações (Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Lapa, Água Branca).<br />~183 mil pass/dia (2014)<br /><br />Expresso Oeste Sul (Linha 8 Diamante)<br />-4 +2 estações (Barueri, Carapicuíba, Osasco e Pinheiros), com previsão de prolongamento até Tamboré e Alphaville.<br />~216 + 44 mil pass/dia (2014)<br /><br />* Expresso Sudeste (Linha 10 Turquesa)<br />-6 estações (Luz, Brás, Tamanduateí, São Caetano, Santo André e Mauá).<br />~416 mil pass/dia (2014)<br />São Paulo Cumbica (Linha 13 Jade)<br />-n estações (São Paulo, aeroporto de Cumbica).<br />~80 mil pass/dia (2014)<br />*Poderia se reunificar as linhas 7 e 10 entre Mauá e Francisco Morato, como eram antigamente.<br />Eis os fatores que justificam a implantação trens de dois andares em algum desses trens expressos;<br />- Para a altura da carruagem (h~=4,3m) o cabo de alimentação (catenária) de 3 kVcc x pantógrafo atende, podendo trafegar em linhas convencionais.<br />- Poderá existir a necessidade de investimento na repotêncialização de algumas subestações, e a capacidade mínima requerida da via permanente é de 30 t/eixo (cargueiro), sendo recomendável a utilização de trilho TR-65, e dormentes de concreto.<br />- Adequação e reforma dos trechos entre as estações Júlio Prestes e Água Branca com a construção da do Bom Retiro.<br />- Fornecidos na largura de 3,15 m (padrão) e bitola 1,6 m, não existem necessidades de adaptações nas estações, mesmo sendo os pendulares, pois sua inclinação se dá somente no momento que trafega, (exceto se a estação for curvilínea) não recomendável.<br />- Potência= ~ 3000 kW.<br />- Atendimento de poucas estações (caso da linha 8).<br />- Demanda pequena (no caso das linhas 7 e 8).<br />- Existência de linha disponível ociosa entre Mauá e Brás (caso linha 10)<br />- Trens de dois andares poderiam transportar 60 % mais passageiros, além da quantidade de composições poderem ser ajustadas em conformidade com a demanda (horários de pico).<br />- O nº máximo recomendável de passageiros por m² é de 6 pessoas, (e não 8 conforme indica o Metrô e a CPTM).<br />- No mínimo 4 portas por lado semelhantes aos trens suburbanos, sendo que as duas centrais serem bloqueadas para longos percursos.<br />- Acesso a cadeirantes e necessidades especiais só no 1º piso, (mesmo sendo as do tipo piso rebaixado).Leoninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-35910662298470004882014-02-05T19:59:33.035-02:002014-02-05T19:59:33.035-02:00”Trens regionais pendulares de passageiros de médi...”Trens regionais pendulares de passageiros de médio e longo percurso São Paulo-Minas-Brasília.”<br /><br />Para que possamos ter definido um trajeto para trens regionais de passageiros de médio e longo percurso São Paulo - Brasília, utilizando o canteiro central da Rodovia dos Bandeirantes-SP (2ª etapa) passando por muitas das cidades citadas abaixo entre outras, além de um trajeto coerente para cargas, (dupla função) com o fator de sazonalidade igual a zero, deveremos tomar as seguintes providências;<br /><br />1ª fase Interligar a ferrovia Norte / Sul com ramal para Brasília-DF com a Ferrovia Centro Atlântica FCA existente passando pelas cidades de Anápolis-GO, Araguari, Uberlândia, Uberaba-MG que hoje se encontram operando somente em bitola métrica, com a implantação de bitola mista ( 1,0 + 1,6 m ), passando por Ribeirão Preto, até o ponto que se encontram com a bitola larga em Campinas, aí já seguindo para Jundiaí e a capital-SP.<br /><br />2ª fase Interligar em linha paralela com a ferrovia Norte / Sul passando por Goiânia, Anápolis, Itumbiara-GO, Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal-MG e adentrando pelo centro norte de SP na cidade de Colômbia, e a partir daí seguindo por ferrovias existentes por Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, até Araraquara no centro de São Paulo, com bifurcação para Panorama ou para a estação Júlio Prestes na capital-SP, ambos os trajetos como função de linhas troncos.<br /><br />A maior parte destas propostas é a de se utilizar ao máximo os trechos ferroviários existentes que se estejam desativados ou subutilizados, mas que se encontram-se em regiões de grande potencial, que no passado já possuíram ferrovias a fazer parte de seu desenvolvimento, e que inexplicavelmente se encontram abandonadas, principalmente no estado de São Paulo, e o trecho novo complementar se limita a, ligação ferroviária Norte / Sul, Anápolis, Itumbiara-GO Colômbia-SP ~380 km, a maior parte em Minas Gerais. (Esta ligação tem a função de interligar na menor distância em bitola larga os pontos onde se encontram paralisadas ao Norte Anápolis-GO com a ao Sul Colômbia-SP), que hoje não existe, em um tempo, distância e custo de implantação muito inferior à proposta original, além que poderá ser utilizada como trens de passageiros.<br /><br />Notas:<br />1ª Fica definida a cidade de Panorama-SP de onde deve partir rumo ao Rio Grande do Sul a continuidade da ferrovia Norte / Sul.<br />2ª Alguns trechos entre Colômbia e Panorama-SP se encontram em estado precário, ou erradicados, portanto devem ser refeitos.<br />3ª A utilização do canteiro central da Rodovia dos Bandeirantes entre São Paulo e Campinas em uma segunda etapa se faz necessário, pois o trecho existente se encontra saturado.Leoninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-67672369805870888192013-12-13T11:08:27.936-02:002013-12-13T11:08:27.936-02:00Planejar trens de alta velocidade TAV antes de tre...Planejar trens de alta velocidade TAV antes de trens regionais de passageiros é colocar a carroça na frente dos bois, e se governar é definir prioridades, entendo ser as prioridades no Brasil pela ordem;<br />1º Trens suburbanos, Metrôs domésticos e VLT Veículos leves sobre trilhos;<br />2º Expansão da ferrovia Norte Sul rumo ao Triângulo mineiro e Centro norte de SP (município de Colômbia) pelas ferrovias existentes e Ferroanel com rodoanel integrados com ligação Parelheiros Itanhaém, para cargas e passageiros;<br />3º Trens de passageiros pendulares regionais (Até 250 km/h);<br />4º TAV (Acima de 250 km/h), não existe nas Américas, inclusive nos EUA. (Somente após os três primeiros estiverem consolidados)<br />E com relação ao cenário mundial seria;<br />1º Integração Nacional;<br />2º Integração Sul Americana;<br />Trens de passageiros regionais são complementares e não concorrentes ao futuro TAV, pois servem as cidades não contempladas, inclusive Campinas com mais de 1,2 milhões de habitantes e potencial econômico maior do que alguns estados, e muitas capitais do Brasil, portanto comporta as duas opções.<br />Pelo proposto as mesmas composições atenderiam de imediato aos trens regionais planejados nas maiores cidades brasileiras ~150 km/h utilizando alimentação elétrica existente em 3,0 kVcc, a curto prazo, já dando a diretriz do Plano Diretor quando fossem utilizadas no TAV, aí utilizando a tensão e corrente elétrica de 25 kVca, com velocidade max. de 250 km/h, uma vez que já foi determinado pela “Halcrow” velocidade média de 209km/h para o percurso Campinas Rio previsto para após o ano de 2020, se não atrasar como a maioria das obras do PAC, ou seja longo prazo, este modelo é inédito no Brasil, porém comum na Europa.<br />Para esclarecer; Não se deve confundir os trens regionais de até 150 km/h com os que existiam antigamente no Brasil, que chegavam a no máximo aos 80 km/h por varias razões operacionais, e o fato de trens regionais e TAV serem de operações distintas não justifica que não tenham que se integrar, o que seria uma insensatez sendo que para a estação em SP o local sairá em locais paralelo a CPTM entre Luz e Barra Funda, podendo serem criadas a estação Bom Retiro ou a Nova Luz, no lado oposto em que se encontra a Júlio Prestes.<br />Várias montadoras instaladas no tem tecnologia para fornecimento nesta configuração, inclusive os pendulares Acela e Pendolino que possuem uma compensação de suspenção que permite trafegar em curvas mais fechadas, e são mais adequados a topografia brasileira, com altíssima porcentagem de nacionalização.<br />Para a integração ferroviária Sul Americana, e as principais economias após o Brasil são a Argentina, e Chile, e ambos, possuem majoritariamente a bitola de 1,676 m, (Indiana),sendo que só a Argentina possui mais de 23 mil km, o que corresponde, a ~ 4 vezes mais km que a correspondente brasileira, e km praticamente em quantidade igual a nossa métrica, e em consulta a técnicos argentinos e chilenos, os mesmos informaram serem infundadas as informações de que circulam no Brasil de que está sendo substituída por 1,43 m, e se um dia esta integração ocorrer, ela será feita com a bitola métrica, que já são existentes em outros países, como Bolívia, Colômbia e Uruguai (mista 1,43 + 1,0 m em implantação), além dos mencionados, tratando-se portanto de premissas equivocadas plantadas sem fundamento.<br /><br />Mas, quanto ao TAV (Trem de alta velocidade), hum, ”Trens regionais de passageiros poderão trafegar nas futuras linhas exclusivas do TAV”, exatamente como acontece na Ásia e Europa.<br />Sua previsão é para após 2020, e poucas coisas estão definidas, como estações, trajeto etc, e o modelo projetado devera ser em bitola convergente dos trens regionais existentes 1,6m e que poderá trafegar tanto como trem regional, ou como TAV, porém, as obras deste porte tem até data para começar, mas a sua conclusão, custos e benefícios são imprevisíveis!<br />Leoninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-4665352018546385912013-10-03T08:54:12.031-03:002013-10-03T08:54:12.031-03:00”Alternativa tecnicamente melhor para Tocantins, G...”Alternativa tecnicamente melhor para Tocantins, Goiás, Minas e São Paulo de expansão e trajeto da ferrovia Norte Sul”<br /><br />Proposta de extensão do trajeto para linha ferroviária Norte Sul, que além de mais vantajosa com relação à proposta original, que está planejada para passar pelos extremos oeste mineiro, Limeira do Oeste e Iturama, e paulista em Santa Fé do Sul e Fernandópolis em locais de baixas demandas e fluxo de cargas, além de um custo e tempo muito maior para a implantação e operação a se somar aos vários anos paralisadas, ela é extremamente benéfica, econômica, de mais rápida utilização e tecnicamente mais conveniente principalmente para uma região importantíssima em Minas, o Triângulo Mineiro, que de sua divisa com Goiás no município de Itumbiara como Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal, até adentrar ao centro norte de São Paulo na cidade de Colômbia, se irá restaurar, reaproveitar e revitalizar praticamente 100% das malhas paulistas e mineiras existentes rumo ao interior que hoje se encontram ociosas ou subutilizadas, além do fato de terminar exatamente no mesmo local, o município de Panorama, podendo eventualmente ser utilizada para os futuros trens regionais de passageiros entre São Paulo e Brasília, algo que se torna inviabilizado se for mantida a atual proposta original política, ou ainda por Araguari, Uberlândia, Uberaba, Ribeirão Preto, Campinas, Jundiaí e São Paulo atualmente servidas por uma ferrovia particular, que poderá ser revigorada, uma vez que hoje funciona de forma precária a F C A antiga Mogiana que recentemente devolveu centenas de km de linhas e utiliza a bitola métrica e poderá instalar a mista e que finalmente poderá ter sua ligação consistente com São Paulo rumo ao porto, que é logisticamente mais conveniente, evitando que haja um trajeto inútil “passeio” pelo interior, e mais centenas de km de ferrovias paulistas tenham o mesmo destino das devolvidas pela FCA, ou seja o sucateamento.<br />O texto complementar completo referente ao estado de SP pode ser visto em “Abrir os gargalos” na Revista Ferroviária, ou em São Paulo TREM jeito, onde consta um mapa ilustrativo.<br /><br />“Como conseguir 700 km de ferrovias a custo mínimo” de Paulo Roberto FilomenoLeoninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-28433299557838446092013-09-23T18:32:33.769-03:002013-09-23T18:32:33.769-03:00Latuff, muito obrigado por ter feito esse texto, p...Latuff, muito obrigado por ter feito esse texto, pois passei horas procurando um texto que dissesse o que eu queria. Muito obrigadorobertoghttps://www.blogger.com/profile/01695930901312448409noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-90215238656892947782013-09-05T15:38:08.222-03:002013-09-05T15:38:08.222-03:00”Trens regionais pendulares de passageiros de médi...”Trens regionais pendulares de passageiros de médio e longo percurso São Paulo-Minas-Brasília.”<br /><br />Para que possamos ter definido um trajeto para trens regionais de passageiros de médio e longo percurso São Paulo - Brasília, passando por muitas das cidades citadas abaixo entre outras, além de um trajeto coerente para cargas, (dupla função) com o fator de sazonalidade igual a zero, deveremos tomar as seguintes providências;<br /><br />1ª fase Interligar a ferrovia Norte / Sul com ramal para Brasília-DF com a Ferrovia Centro Atlântica FCA existente passando pelas cidades de Anápolis-GO, Araguari, Uberlândia, Uberaba-MG que hoje se encontram operando somente em bitola métrica, com a implantação de bitola mista ( 1,0 + 1,6 m ), passando por Ribeirão Preto, até o ponto que se encontram com a bitola larga em Campinas, aí já seguindo para Jundiaí-SP.<br /><br />2ª fase Interligar em linha paralela com a ferrovia Norte / Sul passando por Anápolis, Itumbiara-GO, Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal-MG e adentrando pelo centro norte de SP na cidade de Colômbia, e a partir daí seguindo por ferrovias existentes por Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, até Araraquara no centro de São Paulo, com bifurcação para Panorama ou para a estação Júlio Prestes na capital-SP, ambos os trajetos como função de linhas troncos.<br /><br />A maior parte destas propostas é a de se utilizar ao máximo os trechos ferroviários existentes que se estejam desativados ou subutilizados, mas que se encontram-se em regiões de grande potencial, que no passado já possuíram ferrovias a fazer parte de seu desenvolvimento, e que inexplicavelmente se encontram abandonadas, principalmente no estado de São Paulo, e o trecho novo complementar se limita a, ligação ferroviária Norte / Sul, Anápolis, Itumbiara-GO Colômbia-SP ~380 km, a maior parte em Minas Gerais. (Esta ligação tem a função de interligar na menor distância em bitola larga os pontos onde se encontram paralisadas ao Norte Anápolis-GO com a ao Sul Colômbia-SP) em um tempo, distância e custo de implantação muito inferior à proposta original, além que poderá ser utilizada como trens de passageiros.<br /><br />Notas:<br />1-Fica definida a cidade de Panorama-SP de onde deve partir rumo ao Rio Grande do Sul a continuidade da ferrovia Norte / Sul.<br />2-Alguns trechos entre Colômbia e Panorama-SP se encontram em estado precário, ou erradicados, portanto devem ser refeitos.<br />Leoninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-64538887608667062082013-08-23T20:37:30.296-03:002013-08-23T20:37:30.296-03:00”Alternativa tecnicamente melhor para Tocantins, G...”Alternativa tecnicamente melhor para Tocantins, Goiás, Minas e São Paulo de expansão e trajeto da ferrovia Norte Sul”<br />Proposta de extensão do trajeto para linha ferroviária Norte Sul, que além de mais vantajosa com relação à proposta original, que está planejada para passar pelos extremos oeste mineiro, Limeira do Oeste e Iturama, e paulista em Santa Fé do Sul e Fernandópolis em locais de baixas demandas e fluxo de cargas, além de um custo e tempo muito maior para a implantação e operação a se somar aos vários anos paralisadas, ela é extremamente benéfica, econômica, de mais rápida utilização e tecnicamente mais conveniente principalmente para uma região importantíssima em Minas, o Triângulo Mineiro, que de sua divisa com Goiás no município de Itumbiara como Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal, até adentrar ao centro norte de São Paulo na cidade de Colômbia, se irá restaurar, reaproveitar e revitalizar praticamente 100% das malhas paulistas e mineiras existentes rumo ao interior que hoje se encontram ociosas ou subutilizadas, além do fato de terminar exatamente no mesmo local, o município de Panorama, podendo eventualmente ser utilizada para os futuros trens regionais de passageiros entre São Paulo e Brasília, algo que se torna inviabilizado se for mantida a atual proposta original política, ou ainda por Araguari, Uberlândia, Uberaba e Campinas atualmente servidas por uma ferrovia particular, que poderá ser revigorada, uma vez que hoje funciona de forma precária a F C A antiga Mogiana que recentemente devolveu centenas de km de linhas e utiliza a bitola métrica e poderá instalar a mista e que finalmente poderá ter sua ligação consistente com São Paulo rumo ao porto, que é logisticamente mais conveniente, evitando que haja um trajeto inútil “passeio” pelo interior, e mais centenas de km de ferrovias paulistas tenham o mesmo destino das devolvidas pela FCA, ou seja o sucateamento.<br />O texto complementar completo referente ao estado de SP pode ser visto em “Abrir os gargalos” na Revista Ferroviária, ou em São Paulo TREM jeito, onde consta um mapa ilustrativo.<br />“Como conseguir 700 km de ferrovias a custo mínimo” de Paulo Roberto FilomenoLeonihttps://www.blogger.com/profile/10398176294659946504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-5337941836113990982013-04-11T13:31:44.894-03:002013-04-11T13:31:44.894-03:00Planejar trens de alta velocidade -TAV antes de tr...Planejar trens de alta velocidade -TAV antes de trem regional de passageiros é colocar a carroça na frente dos bois, e se governar é definir prioridades, entendo ser as prioridades no Brasil para o sistema ferroviário pela ordem;<br />1º Trens suburbanos e metrôs domésticos;<br />2º Ferroanel com rodoanel integrados com ligação Parelheiros Itanhaém, para cargas e passageiros;<br />3º Trens de passageiros regionais;<br />4º TAV.<br />E com relação ao cenário mundial seria;<br />1º Integração Nacional;<br />2º Integração Sul Americana;<br />3º Integração com o Hemisfério Norte.<br />Trens de passageiros regionais são complementares ao futuro TAV, e não concorrentes, pois servem a cidades não contempladas, inclusive Campinas com mais de 1,2 milhões de habitantes e potencial maior do que alguns estados, e muitas capitais do Brasil, portanto comporta as duas opções.<br />Pelo proposto as mesmas composições atenderiam de imediato aos trens regionais planejados nas maiores cidades brasileiras ~150 km/h utilizando alimentação elétrica existente em 3,0 kVcc, a curto prazo, já dando a diretriz do Plano Diretor quando fossem utilizadas no TAV, aí utilizando a tensão e corrente elétrica de 25 kVca, com velocidade max. de 250 km/h, uma vez que já foi determinado pela “Halcrow” velocidade média de 209km/h para o percurso Campinas Rio previsto para após o ano de 2020, se não atrasar como a maioria das obras do PAC, ou seja longo prazo, este modelo é inédito no Brasil, porém comum na Europa.<br />Para esclarecer; Não se deve confundir os trens regionais de até 150 km/h com os que existiam antigamente no Brasil, que chegavam a no máximo aos 80 km/h por varias razões operacionais, e o fato de trens regionais e TAV serem de operações distintas não justifica que não tenham que se integrar, sendo que para a estação em SP o local sairá em locais paralelo a CPTM entre Luz e Barra Funda, podendo serem criadas a estação Bom Retiro ou a Nova Luz, no lado oposto em que se encontra a Júlio Prestes.<br /><br />No mínimo três das montadoras instaladas no Brasil além da Embraer tem tecnologia para fornecimento nesta configuração, inclusive os pendulares Acela e Pendolino que possuem uma tecnologia de compensação de suspenção que permite trafegar em curvas mais fechadas com altíssima porcentagem de nacionalização.<br /><br /><br />Fala-se de integração ferroviária Sul Americana, e as principais economias após o Brasil são a Argentina, e Chile, e ambos, possuem a bitola de 1,676 m, (Indiana),sendo que só a Argentina possui mais de 23 mil km, o que corresponde, a ~4 vezes mais km que a correspondente brasileira, e km praticamente igual a métrica, e em consulta a técnicos argentinos e chilenos, os mesmos informaram serem infundadas as informações de que circulam no Brasil de que está sendo substituída por 1,43m, e se um dia esta integração ocorrer, ela será feita com a bitola métrica, que já são existentes em outros países, como Bolívia, Colômbia e Uruguai, além dos mencionados, tratando-se portanto de premissas equivocadas plantadas pelos defensores da bitola de 1,43 m.<br /><br />Mas, quanto ao TAV (Trem de alta velocidade), hum, este não sei não, teve um ex ministro de nome Bernardo, que no início do ano de 2011, deu a seguinte declaração à mídia; ”Trens regionais de passageiros poderão trafegar nas futuras linhas exclusivas do TAV”, assim como acontece na Europa. Ufa, até que enfim o bom senso prevaleceu! Esta era uma noticia que sempre esperava ouvir, e desde a década de 70 se fala dele e agora a previsão é para após 2020, e poucas coisas estão definidas, como estações, trajeto etc, e o modelo projetado é independente, e bitola divergente dos trens regionais existentes 1,6m e que trafega tanto como Trem regional, ou como TAV, portanto pode se afirmar que embora a intenção seja louvável, existe uma contradição do que se falou, e o que esta sendo planejado, além disto aqui, e as obras deste porte tem até data para começar, mas a sua conclusão é imprevisível!Leoninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-84101525881723977452013-03-19T17:03:48.379-03:002013-03-19T17:03:48.379-03:00O rendimento de um motor Diesel é no máximo 47% co...O rendimento de um motor Diesel é no máximo 47% contra 96,4 % para um motor elétrico de potência acima de 370 kW, o que significa um rendimento de um motor elétrico é no mínimo o dobro de um motor Diesel ocupando um espaço menor, podendo ser colocado no truque.<br />Quanto á utilização de composições Diesel para trens de passageiros regionais, ela poderia ser utilizada como alternativa, porem não como regra, exceto nas cidades onde não possuem alimentação elétrica em 3kVcc, o que não é o caso dos trechos SP-RJ-MG, entre outras.<br /> Uma das maiores vantagens, (Se não a maior), é o fato de que alguns meios de transportes, como correias transportadoras, elevadores, trens, bondes e metro, recebam de fonte externa, a alimentação elétrica necessária para sua movimentação, sem que tenham que carregar juntos consigo as fontes, como acumuladores ou combustível, o que os tornam imbatíveis no seu gênero.<br /> Trens de passageiros regionais são complementares, e não concorrentes, pois servem a cidades não contempladas pelo futuro TAV, inclusive Campinas com mais de 1,2 milhões de habitantes e potencial maior do que alguns estados, e muitas capitais do Brasil, portanto comporta os dois modelos.<br /> Com relação ao trem expresso-TAV com duplas linhas novas exclusivas com 2 x 513 km que se pretende implantar no Brasil entre Rio e Campinas, existem duas opções com relação a alimentação elétrica em uma mesma composição, o que as tornam “flex” segundo folder de comparação de equipamentos propostos pela “Halcrow”, 25 kVca, ou 3 kVcc, esta segunda é a alimentação padrão dos trens suburbanos e locomotivas elétricas e algumas linhas do metro, ambas via uso de catenária / pantografo, exatamente igual a brasileira, ou seja podendo utilizar a estrutura auxiliar existente, como pátios, oficinas, garagens, e equipamento de manutenção de vias comuns, uniformizando a bitola dos trens suburbanos, expresso, metro e TAV em 1,6 m.<br /> Pelo proposto as mesmas composições atenderiam de imediato aos trens regionais planejados nas maiores cidades brasileiras ~150km/h utilizando alimentação elétrica existente em 3,0 kVcc, a curto prazo, já dando a diretriz quando fossem utilizadas no TAV, aí utilizando a tensão e corrente elétrica de 25kVca, com velocidade max. de 250 km/h, uma vez que já foi determinado pela “Halcrow” velocidade média de 209km/h previsto para o ano de 2020, se não atrasar como a maioria das obras do PAC, ou seja longo prazo, este modelo é inédito no Brasil, porem comum na Europa.<br />O fato de trens regionais e TAV serem de operações distintas não justifica que não tenham que se integrar, pois seria um contra senso.<br /> No mínimo três das montadoras instaladas no Brasil tem tecnologia para fornecimento nesta configuração, inclusive o pendular com alta porcentagem de nacionalização.<br /> Quanto á questão da bitola para trens de passageiros, as existentes nas 7 principais capitais e cidades brasileiras já são em 1,6m, e que o Metro Rio que tinha dúvidas com relação a bitola da futura linha 4 prevista operação para 2015, confirmou que será igual as existentes de trens e metro linhas 1 e 2, ou seja optou pela uniformização, em uma atitude de bom senso restando somente as linhas 4 e 5 do Metro-SP e os menos de 7 km do metro de Salvador-BA iniciado em 2000 em 1,43m, e que não foi montado até março de 2013 com o pagamento de aluguel de ~R$80.000,00 mensais para ficar armazenado sem utilização desde a época de sua entrega ~6 anos, pois foi especificado, de forma que não pode ser emprestado para outras capitais, pois foi concebido de forma divergente dos existentes no Brasil, enquanto aguarda a conclusão das obras.Leonihttps://www.blogger.com/profile/10398176294659946504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-57895052590299744242012-08-01T14:39:16.642-03:002012-08-01T14:39:16.642-03:00Para as filhas não casadas e que nao empregaram no...Para as filhas não casadas e que nao empregaram no serviço publico ou deficiente (qualquer situação) existe a possibilidade de receber pensão desde que o titular seje funcionario estatutario e que tenha facelido anterior a publicação da lei 8112/90. Entre em contato no meu numero: (33) 9131-0714 Anderson Teofilo Otoni.And'shttps://www.blogger.com/profile/15530741660158420392noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-64957664262369770192012-07-20T00:42:58.817-03:002012-07-20T00:42:58.817-03:00Posso garantir a qual quer um e dasafio quem quize...Posso garantir a qual quer um e dasafio quem quizer.. que james Watt nunca inevtou nada...ele era sim um esperto que comprava inventos de outras pessoas e os patenteava...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-65751918821591108572012-05-25T17:12:16.479-03:002012-05-25T17:12:16.479-03:00Grato pela força Saulo.
Não podemos deixar acabar ...Grato pela força Saulo.<br />Não podemos deixar acabar a memória e a esperança sobre o transporte ferroviário como modo ideal de transporte de pessoas e cargas.<br />Abraços aos ferroviários e ferroviaristas.Sylvio Mário Bazotehttps://www.blogger.com/profile/13609159022918941517noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-51396782149106223602011-12-10T13:12:02.532-02:002011-12-10T13:12:02.532-02:00Precisamos trazer de volta o trem parador São Paul...Precisamos trazer de volta o trem parador São Paulo - Rio (não o trem bala, mas sim um trem como antigamente, com mais ou menos 15 paradas nas principais cidades - Jacareí Central, São José dos Campos, Caçapava etc...) e também as duas linhas a Santos: São Paulo (Luz) - Santos (Centro) e São Paulo (Júlio Prestes) a Santos (Ana Costa), via São Vicente. No âmbito metropolitano, peço a reativação da linha São Paulo (Grajaú) a São Paulo (Evangelista de Souza), com conexão para Marsilac, Embu Guaçu, Itapecerica (poderia haver conexão com Linha 4 do Metrô) etc.<br />Vale lembrar que Evangelista de Souza é um bairro esquecido - nem ônibus tem, mas tem uma linha de trem pronto para ser usado por trens de passageiros.<br /><br />PAULAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-7790488259277854562011-09-16T09:25:36.254-03:002011-09-16T09:25:36.254-03:00nada a ve oowwwwnada a ve oowwwwAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6318725753596189666.post-21298737089415103162011-08-15T14:02:41.522-03:002011-08-15T14:02:41.522-03:00Sinceramente? A minha opinião é que essa construçã...Sinceramente? A minha opinião é que essa construção não seja realizada por hora, pois não é prioritária como fazem parecer e o "povão" jamais terá acesso, e como meta, somente favorecerá ao turismo e aos usuários seletos.<br />Ao invés disso, deveriam re-aparelhar e re-ativar a linha de passageiros e as estações já existentes entre essas cidades, proporcionando facilidades em transportes para as pessoas situadas no eixo desse percurso.<br />Além do que, sabemos que o valor está alto para esse empreendimento e não queremos que o nosso dinheiro seja alvo de cobiças.<br />Em meu Blog, já havia postado sobre esse assunto e, caso permitam, indico o link: Pensar e Falar...: TREM-BALA BRASILEIRO - UM TIRO NO CONTRIBUINTEAlexandre Taissumhttp://taissum.blogspot.com/noreply@blogger.com