sábado, 28 de março de 2009

Trens Turísticos e Patrimônio Cultural

Amigos,

Conheçam um texto muito interessante que ressalta a importância do trem turístico como dinamizador do turismo no Brasil.

Para ler, clique aqui

TREM DA VALE


TREM DA VALE; VALE A PENA CONHECER!!


É um Programa de Educação Patrimonial que compreende um conjunto estruturado, diversificado e integrado de ações de impacto, voltadas tanto para o campo da educação patrimonial quanto para ações que promovam o incremento da atividade turística na região de Ouro Preto e Mariana.


Para isso, o Trem da Vale revitalizou o trecho ferroviário, com 18 quilômetros de extensão, que liga a cidade de Ouro Preto a Mariana, e repôs em circulação uma composição puxada pela tradicional Maria-Fumaça. As quatro estações do percurso – Ouro Preto, Vitorino Dias, Passagem de Mariana e Mariana – foram restauradas e receberam melhorias.
Qual o número total de público atendido pelo programa?


Em dois anos de gestão, o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale atendeu, por meio de seus cursos, oficinas, eventos e demais atividades, além da viagem de trem e a visita aos espaços culturais das estações, um público em torno de 370 mil pessoas, além de empregar diretamente cerca de 100 profissionais.


Todos interagindo direta ou indiretamente com as ações do Programa, que se baseia na promoção do legado histórico-cultural das cidades da região.


Quais são as estações do percurso do Trem da Vale?


As estações do percurso são: Ouro Preto, Vitorino Dias, Passagem de Mariana e Mariana. No entanto, a parada é somente nas Estações de Ouro Preto e Mariana.
Por que Mariana e Ouro Preto foram as cidades escolhidas?


Ouro Preto foi escolhida por ser cidade Patrimônio da Humanidade e Mariana, a primeira capital do Estado. Ambas tiveram papel relevante na formação da identidade brasileira.
O programa Trem da Vale é conduzido por quem?


O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale é uma iniciativa da Fundação Vale, realizado em parceria com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), formatado, planejado e executado pelo Santa Rosa Bureau Cultural. O Trem da Vale conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, das Prefeituras de Mariana e Ouro Preto, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).



O que é a Fundação Vale?


A Fundação Vale trabalha pelo desenvolvimento das comunidades onde está presente, contribuindo para fortalecer as pessoas e respeitando as identidades culturais locais.
Quando o programa Trem da Vale foi inaugurado? [+]
O Programa Trem da Vale foi inaugurado em 5 de maio de 2006.
Qual é o horário de funcionamento da maria-fumaça? [+]
A maria-fumaça funciona às sextas-feiras, aos sábados, domingos e feriados nacionais.
Saída da Estação de Mariana: 9h e 14h
Saída da Estação de Ouro Preto: 11h e 16h
Qual é o tempo de duração das viagens? [+]
As viagens têm duração aproximada de uma hora.
Qual é o preço dos bilhetes? [+]
Inteira: R$18,00 ida e R$30,00 ida e volta.
Meia: R$ 9,00 ida e R$ 15,00 ida e volta
Crianças também pagam para andar no Trem da Vale? [+]
Crianças de até 5 anos, no colo, não pagam. Crianças de 6 a 10 anos pagam meia tarifa.
Quem paga meia tarifa para andar no Trem da Vale? [+]
Crianças de 6 a 10 anos, adultos a partir de 60 anos e estudantes, mediante a apresentação da carteira de estudante válida.
Há algum benefício para as agências de viagens? [+]
Às agências de viagem, é concedido uma cortesia para cada 20 bilhetes vendidos.
Há algum benefício para os guias de turismo? [+]
O guia turístico credenciado pela Embratur, pela Agtop e pela Agturb, apresentando carteira dentro da validade, tem direito a uma cortesia.
É possível fazer reservas para a viagem do Trem da Vale? [+]
As reservas são para grupos acima de 10 pessoas. Ligue para (31) 3557- 3844 e faça o agendamento. Os bilhetes deverão ser adquiridos 30 minutos antes da partida do trem.
O programa Trem da Vale prevê a distribuição de passagens gratuitas? [+]
Às quintas-feiras, são destinados bilhetes gratuitos para alunos de escolas públicas de Ouro Preto e de Mariana, participantes das atividades do Programa de Educação Patrimonial, e a grupos das comunidades da região, que podem se inscrever no Circuito Comunidade.
Há desconto no valor da passagem para empregados e aposentados? [+]
Os empregados da Vale, da Fundação Vale e da Ferrovia Centro-Atlântica e seus dependentes diretos pagarão 50% do valor do bilhete.
A compra desses bilhetes deverá ser feita diretamente nas bilheterias das estações.
O empregado e seus dependentes deverão apresentar a carteira de identidade e o cartão AMS.
Há algum benefício para a imprensa? [+]
A concessão de bilhetes cortesia para profissionais da imprensa ficará sob a responsabilidade da Assessoria de Imprensa da Vale. As solicitações devem ser encaminhadas a Maria Clara (luciana.santos@vale.com).
Há algum benefício para autoridades (Poder público, ensino, etc)? [+]
Todas as solicitações de cortesias dessa natureza devem ser encaminhadas a Maria Clara (luciana.santos@vale.com).
Como funciona o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale? [+]
O Programa de Educação Patrimonial do Trem da Vale visa contribuir para a valorização do patrimônio histórico, cultural e social do Estado de Minas Gerais e para a construção da identidade e a consolidação de valores com base na cidadania e na educação. Os programas educativos e culturais foram desenhados para promover ações consistentes de inclusão social e cultural. Os programas são:
Vale Conhecer
Conjunto de ações voltadas para a preservação, que se inserem num processo de aprendizagem dos conceitos de educação patrimonial, cultural e natural, via professores ou alunos, visando à incorporação de uma série de valores necessários ao desencadeamento de ações individuais e/ou coletivas de preservação dos bens culturais e naturais. Fazem parte do Vale Conhecer: a Educação Patrimonial para a Comunidade Escolar e seus desdobramentos; e a Formação em Diferentes Áreas e Perspectivas, que inclui, por exemplo, o Plano de Incentivo à Leitura, na Biblioteca da Estação de Mariana.
Vale Promover
Divulgação do patrimônio da região, em todos os seus aspectos, ressaltando as riquezas e as vocações locais, com base na criação de diversificados instrumentos informativos, educativos e interpretativos do patrimônio cultural e natural, tais como os Circuitos Diferenciados, a Dinamização nas Estações e no Trem, a Formação e o Desenvolvimento de Equipe e a Produção Editorial Educativa.
Vale Registrar
Subprograma de história oral nas estações de Mariana e Ouro Preto, voltado para a coleta e a disseminação de depoimentos sobre histórias de vida relacionadas, na primeira fase, aos temas centrais do programa: ferrovia e mineração. Além de salas de depoimentos, o Vale Registrar prevê espaços para a convivência intergeracional, nos quais pessoas de diferentes idades podem trocar experiências e memórias sobre a região e seu patrimônio.
Como posso obter mais informações sobre o Programa? [+]
Navegue no site e obtenha mais informações sobre o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.


quinta-feira, 26 de março de 2009

PLATAFORMA 7

Um outro espaço para se refletir sobre a questão dos trens no Brasil.

Vale a pena visitar:


PLATAFORMA 7

O TEXTO, ABAIXO, FOI COPIADO DO BLOG!

A resposta: por que não? Por que o Brasil "optou" pelo transporte rodoviário e destruiu sua rede ferroviária?
Hoje ainda temos um razoável serviço de trnsporte de carga por trens. Mas o que sobrou para passageiros são pequenas linhas regionais sobrevivendo precariamente com o esforço de uns poucos fanáticos.
Existem vários sites dedicados a preservar a memória ferroviária brasileira. Os responsáveis por esse trabalho são quase heróis, sem qualquer tipo de apoio. Trabalham por puro entusiasmo.
Já tive minha chance de viajar (bem) pelo Brasil entre São Paulo e o interior ou no Expresso de Prata Rio-São Paulo. Mas este blog não tem nada a ver com nostalgia. Eu penso em termos de futuro. E esperança de que um dia essa mentalidade "rodoviária" mude. Candidatos a eleição sempre usam o trem de passageiros como promessa de campanha, mas pouca coisa de concreto acontece.
Neste blog pretendo dar alguns testemunhos pessoais, como a grande viagem que realizei recentemente pelo centro da Europa, só de trem. E também divulgar notícias sobre trens de passageiros no Brasil e no mundo.
E, claro, responder às perguntas: por que trens de passageiros? Por que é muito melhor viajar de trem do que de avião ou carro? Quais são os melhores trens do mundo? Como poderia ser cruzar o Brasil de trem?
Conto com sua colaboração.

terça-feira, 24 de março de 2009

IMAGENS DO ABANDONO II













LAMENTÁVEL, A DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO LEVA CONSIGO A MEMÓRIA DE NOSSO PAÍS!!
UMA SOCIEDADE SEM IDENTIDADE NÃO TEM NADA A DIZER PARA AS GERAÇÕES FUTURAS.


















































PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA DE BAURU EM DESTAQUE

Texto copiado do blog"Máfuá do HPA"

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Quarta-feira, 26 de Novembro de 2008

BAURU POR AÍ (08)

O tema da Preservação Ferroviária me é muito grato. Em primeiro lugar, pelos laços familiares. Meu avô, na Noroeste do Brasil e meu pai, na FEPASA, trabalharam uma vida toda dentro da ferrovia. Anos depois, fiz a escola profissionalizante da Noroeste e hoje atuo na Secretaria Municipal de Cultura, coordenando os projetos ligados a questão de preservação dos imóveis, do restauro de composições e do passeio turístico férreo patrocinado pelo projeto Ferrovia para Todos. Vivencio esse tema todos os dias e não nego, ele é por demais apaixonante. Além de contagiante.
Bauru vive uma situação privilegiada em relação a maioria das cidades brasileiras. Possuímos, em decorrência do famoso entroncamento, uma situação sui-generis. Edificações férreas, tanto administrativas, como as construções para seus operários estão por todos os lados da cidade. Resgatar e manter isso tudo é algo grandioso e dispendioso. Pelo mesmo motivo, após a privatização, permaneceram por aqui muitos carros ferroviários, vários deles sob a guarda do setor público. Um dos mais importantes Museus Ferroviários brasileiros está localizado em nossa cidade e sempre foi e será pólo aglutinador de grande interesse. A Prefeitura Municipal mantém acesa a chama que permeia isso tudo com a manutenção do Projeto Ferrovia para Todos, propiciando o restauro, manutenção e passeios de cunho turístico ferroviário. Tudo isso não é pouco.
O trabalho sempre foi feito dentro das possibilidades e das viabilidades. O projeto quando da abertura possibilitou o restauro da locomotiva, um carro de passageiros e um administrativo. Essa administração deu continuidade e restaurou mais um carro de passageiros, fez parceria com o Governo do Estado para restauro dos três carros instalados no Poupatempo e o de um meio carro instalado na área interna do museu. De passeios inicialmente mais espaçados, aumentamos sua freqüência e só nesse primeiro semestre batemos todos os recordes de pessoas a efetuarem o famoso passeio. Muito mais será feito, com a possibilidade do aumento do trecho, ampliação regional e novos restauros, alguns com patrocínio de apoiadores e leis de incentivo. O trabalho sempre foi e continuará sendo feito, com uma dedicada e laboriosa equipe, reduzida, porém aguerrida, imbatível.
E nesse final de ano a grande surpresa. O Preserve – X Seminário sobre Preservação e Revitalização Ferroviária, evento anual patrocinado pelo Movimento de Preservação Ferroviária (http://www.trembrasil.com.br/), que todos os anos acontece na cidade do Rio de Janeiro estará prestando uma homenagem ao projeto bauruense. De 27 a 29/11, com o tema “O Brasil de volta aos Trilhos”, a equipe do Ferrovia para Todos estará presente com uma exposição no hall de entrada do evento, constituída de dez banners (patrocínio do Jornal da Cidade e Lume Light) mostrando cada etapa do restauro, com um texto contando a história do projeto, incluído no CD entregue a todos os participantes e com uma palestra na sexta dentro do grupo, Turismo Cultural Ferroviário. É isso que revitaliza toda a equipe para a continuidade dos trabalhos e a ida de todos, maquinista e marceneiros será de grande valia, propiciando um intercâmbio de valor inestimável, para quem suou a camisa nesses anos todos. É Bauru se fazendo presente, mostrando a que veio e mostrando os resultados.
Henrique Perazzi de Aquino - Diretor de Proteção ao Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru
Postado por Mafuá do HPA às 06:20

Fonte:

http://mafuadohpa.blogspot.com/2008/11/bauru-por-08-preservao-ferroviria-de.html

Entidades de Preservação Ferroviárias

Informações de interesse do leitor.

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Institutions for Railroad Preservation in Brazil

[Página inicial / Home Page] [Livros / Books] [Locomotivas / Locomotives] [Preservação / Preservation] [Bibliotecas e Museus / Libraries and Museums] [Bibliografia / Bibliography] [Sites / Links]

Com o propósito de consolidar no país a atividade preservacionista ferroviária, as entidades hoje existentes são o resultado da ação abnegada e idealista de seus fundadores, associados e colaboradores.
Cada qual com sua própria história e trajetória, têm em comum o respeito, a dedicação e a valorização da ferrovia, buscando através de seu trabalho sensibilizar e despertar a sociedade e as autoridades para a importância deste segmento.
Graças a esse empenho uma parcela importante da memória ferroviária no Brasil, representada por raridades preservadas em museus e em operação, documentação histórica e registros fotográficos, foi salva da destruição.
Apesar dos esforços e realizações, muito se perdeu ao longo dos anos e as dificuldades ainda são grandes. O futuro da preservação ferroviária neste momento depende da sensibilidade sobre o valor, a importância e o significado deste segmento para a memória nacional.

With the intention to consolidate in Brazil the railroad preservacionists activity, the today existing entities are the result of the self-sacrificing and idealistic action of its on founders, associates and collaborators and professionals.
Each one with its proper history and path, in common they have the respect, devotion and valuation to the railroad, searching through its work to sensetize and to awake together to the society and authorities for the importance of the railroad with its history and formation.
Thanks to that zeal an important portion of the rail memory in Brazil, represented by rarities preserved in museums and in operation, historical documentation and photographic registrations, it was saved of the destruction.
In spite of the efforts and accomplishments, a lot of memory got lost along the years and the difficulties are still big. The future of the rail preservation at this time depends on the sensibility on the value, the importance and the meaning of this segment for the national memory.
ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária
Fundada em 1977, reunindo interessados na preservação e divulgação da história de nossas Ferrovias.Além de acolher dezenas de locomotivas a vapor e outros materiais que fatalmente seriam destruídos por sucateamento, incentivou a preservação de um trecho turístico da "Bitolinha" da antiga E.F. Oeste de Minas em São João D'el Rey e a reativação da lendária E.F. Madeira Mamoré.Também restaurou um ramal desativado da antiga Mogiana, de 24 Km, em Campinas, transformando-o na "Viação Férrea Campinas a Jaguariúna", onde funcionam em todos os finais de semana trens turísticos com tração a vapor, como parte integrante da Regional Campinas.Tantas atividades estimularam o aparecimento de Regionais no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Cruzeiro, São Paulo, etc, que promovem a preservação local, algumas inclusive com operação de trens a vapor.
Endereços para correspondência: / Addresses for correspondence:ABPF - Diretoria Nacional: Caixa Postal 87, Campinas, SP, 130001-970, Brazil.ABPF - Regional Rio de Janeiro: Praça do Engenho Novo, s/ número, Rio de Janeiro, RJ, 20770-000, Brazil.
AFPF - Associação Fluminense de Preservação Ferroviária
Fundada em 30 de abril de 1999 e destinada a promover a preservação da memória e dos materiais históricos no Estado do Rio de Janeiro, berço das ferrovias brasileiras.
Endereço para correspondência: / Address for correspondence:Rua Dias Ferreira, 116, ap. 205, Rio de Janeiro, RJ, 22431-050, Brazil
Amutrem RJ - Associação de Amigos do Museu do Trem do Rio de Janeiro
Destinada a promover e apoiar as atividades do Museu do Trem do Rio de Janeiro.
Endereço para correspondência: / Address for correspondence:Rua Arquias Cordeiro, 1.046, Rio de Janeiro, RJ, 20770-001, BrazilTelefone (21) 2269-5545 (Museu do Trem).
ANPF - Associação Nacional de Preservação Ferroviária
Fundada em 2000 e com objetivo principal de preservar a memória da Estrada de Ferro Central do Brasil, promovendo a restauração e preservação especialmente do trecho entre as estações de César de Souza e Sabaúna na antiga linha troco do ramal de São Paulo.
Endereço para correspondência: / Address for correspondence:Praça Expedicionários, 88, Sabaúna, Mogi das Cruzes, SP, 08850-050, Brazil, tel./ fax. (11) 4761-9114.
APMCP - Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista
Fundada em 2000 e com A APMCP foi criada para atuar na captação e recuperação de peças que contem a nossa história ferroviária, com ênfase para a Companhia Paulista.
Endereço para correspondência: / Address for correspondence:Av. União dos Ferroviários, 2100, Jundiaí, SP, 13201-160, tel./ fax. (11) 4523-0467E-mail: museucp@ig.com.br.
APMF - Associação de Preservação da Memória Ferroviária
Fundada em 08 de dezembro de 1984, tendo como objetivo principal a preservação da memória e das tradições ferroviárias.
Endereço para correspondência: / Address for correspondence:Caixa Postal 11179, São Paulo, SP, 05422-970, BrazilTel/Fax (11) 3542-0850.E-mail: apmf@globo.com.
Grupo de Amigos da GWBR
Tem como principal objetivo a preservação da História da Ferrovia em Pernambuco, visando entre outras atividades o resgate da Memória da "Great Western of Brazil Railway".
Endereço para correspondência: / Address for correspondence:Praça Visconde de Mauá, s/nr., Recife, PE, 50020-100, BrazilTelefone (81) 455-4533, ramal 249.
MPF - Movimento de Preservação Ferroviária
Uma organização informalmente constituída e em fase de consolidação, que congrega entidades e pessoas físicas interessadas na revitalização dos sistemas de "transporte sobre trilhos" em geral e no resgate, valorização, preservação e difusão da "cultura ferroviária" no Brasil e na América Latina.
Endereço para correspondência: / Address for correspondence:Largo da Pólvora, 96 / 504, São Paulo, SP, 01503-020, BrazilTelefone / fax. (11) 5078-6411, e-mail: mpf@unimep.br.
Preserfe - Programa de Preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário
Criado em 1980 na Rede Ferroviária Federal S. A. com o objetivo de desenvolver a preservação, incluindo a implantação dos Museus Ferroviários em diversas regiões do país. Mas infelizmente aos poucos foi perdendo os meios, inclusive de pessoal, para realizar sua missão até ser oficialmente desativado como entidade. Seu acervo ainda sobrevive, embora correndo o risco de se perder com a liqüidação da RFFSA.
Endereço para correspondência: / Address for correspondence:Praça Procópio Ferreira, 86, sala 1040, Rio de Janeiro, RJ, 20224-900, BrazilTelefone (21) 2291-2185, ramal 2439.
Sociedade de Pesquisa e Preservação Ferroviária
Destinada a promover pesquisa e apoiar atividades de museologia, visando a recuperação e memória das ferrovias do Brasil.
É editado o Linha Tronco on-line no Site da entidade, um informativo independente da SPPF, relacionando assuntos ferroviários, culturais e históricos de cidades do Brasil, do passado ao presente e com o foco no futuro
Núcleo Santo André - Sede: Rua das Palmeiras, 702 A, bairro Jardim, Santo André, SP, 09080-160
Endereço para correspondência:Rua Henrique Schaumann, 136 ap 401, Jardim América, São Paulo, SP, 05413-010, Brazil.Fax. (11) 3088-9103, e-mail: sppf.org@terra.com.br.
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Endereço para correspondência: / Address for correspondence:
Memória do TremCaixa Postal 3136, Rio de Janeiro, RJ, 20001-970, BrasilFax. +55 (21) 2228-8811 (24 horas / 24 hours)
mailto:trem@trem.org.br

Fonte:

http://www.trem.org.br/guiaent.htm

segunda-feira, 23 de março de 2009

FERROVIA NO BRASIL

Se você gosta de trens, vale a pena conferir!!
Saulo

Textos

01 - Resumo da História da Ferrovia no Brasil e no Mundo
02 - Relação das Primeiras Ferrovias do País
03 - Resultados do Tráfego das Estradas de Ferro da República em 1907
04 - Resumo da Evolução da Malha Ferroviária Brasileira
05 - Informações sobre Transporte Ferroviário em 2002 - Portal do Ministério dos Transportes


Cronologia

[ a] - Trechos Entrgues ao tráfego, por ordem cronológica - 1854 - 1945
[ b] - Trechos Entrgues ao tráfego, por ferrovia - 1854 - 1945


Breve Histórico por Estados

06 - Ferrovias no Rio Grande do Norte
07 - Ferrovias no Ceará
08 - Trem Metropolitano de Salvador - por Alexandre Santurian, em 1992


Galeria de Imagens

Estrada de Ferro Mauá
Esquema das linhas do Estado de São Paulo em 1878
Planta Geral das Estradas de Ferro das Províncias de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais - 1885.


Links

E.F.Brasil
Centro-Oeste
Anpf - Associação Nacional de Preservação Ferroviária
Memória do Trem


mais links

Fonte

http://br.geocities.com/row701/ferrovia.htm

Trabalhos premiados no III Prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária

DISPOSITIVO PARA AJUSTE REMOTO DE VELOCIDADE EM TREM COM VAGÃO COM RESTRIÇÃO DE VELOCIDADE
1o Lugar no III Prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária; trabalho apresentado no seminário técnico no Negócios nos Trilhos – Encontrem 2005, outubro de 2005, São Paulo.
Autor: Marcio Roberto Bertoni, técnico especializado em eletrônica na EFVM.E-mail: marcio.bertoni@cvrd.com.br
veja o trabalho
SENSOR DE VELOCIDADE PARA EQUIPAMENTO DE CONTROLE DE VELOCIDADE DE TRENS
2o Lugar no III Prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária; trabalho apresentado no seminário técnico no Negócios nos Trilhos – Encontrem 2005, outubro de 2005, São Paulo.
Autor: Márcio Alexandre de Vilhena Dias, técnico em eletrônica II na EFVM.E-mail: marcio.dias@cvrd.com.br
veja o trabalho
ADAPTAÇÃO DE LOCOMOTIVAS SD 40 PARA BITOLA MÉTRICA
Menção Honrosa no III Prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária; trabalho apresentado no seminário técnico no Negócios nos Trilhos – Encontrem 2005, outubro de 2005, São Paulo.
Autor: Amélio Luiz Mandelli, CVRD.E-mail: amelio.mandelli@cvrd.com.br
veja o trabalho
AUTOMAÇÃO DO SISTEMA DE ORDEM DE SERVIÇO E FORMAÇÃO DE TRENS EM PÁTIOS
Menção Honrosa no III Prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária; trabalho apresentado no seminário técnico no Negócios nos Trilhos – Encontrem 2005, outubro de 2005, São Paulo.
Autor: Jorge Antônio Mariano Duarte, engenheiro de automação na Brasil Ferrovias.E-mail: jorge.duarte@brasilferrovias.com.br
veja o trabalho
DETECTOR DE VALORES FORA DE FAIXA DE EQUIPAMENTOS DE SUSPERVISÃO DE VELOCIDADE DE TRENS
Menção Honrosa no III Prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária; trabalho apresentado no seminário técnico no Negócios nos Trilhos – Encontrem 2005, outubro de 2005, São Paulo.
Autor: Marcos Bozi, técnico em eletrônica II na EFVM.E-mail: marcos.bozi@cvrd.com.br
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DIFICULDADE NA DESCARGA DE TLS
Menção Honrosa no III Prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária; trabalho apresentado no seminário técnico no Negócios nos Trilhos – Encontrem 2005, outubro de 2005, São Paulo.
Autor: Nilson José Nogueira, oficial de via permanente na CVRD.E-mail: fernanda.maia@cvrd.com.br
veja o trabalho
DIFICULDADE NA MANOBRA DA MÁQUINA DE ESMERILHAR AMV
Menção Honrosa no III Prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária; trabalho apresentado no seminário técnico no Negócios nos Trilhos – Encontrem 2005, outubro de 2005, São Paulo.
Autor: Sílvio Rodrigues da Silveira, operador de auto de linha na CVRD.E-mail: giovani.lazarini@cvrd.com.br
veja o trabalho
DIFICULDADE NO ALINHAMENTO E NIVELAMENTO DO TRILHO PARA EXECUÇÃO DA SOLDA ALUMINOTÉRMICA
Menção Honrosa no III Prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária; trabalho apresentado no seminário técnico no Negócios nos Trilhos – Encontrem 2005, outubro de 2005, São Paulo.
Autor: Aldair José Salvador, oficial de manutenção na CVRD.E-mail: giovani.lazarini@cvrd.com.br
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DISPOSITIVO DIAGNÓSTICO REMOTO DE SAÚDE DA LOCOMOTIVA – INTERFACE COMPUTADOR GE DID
Menção Honrosa no III Prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária; trabalho apresentado no seminário técnico no Negócios nos Trilhos – Encontrem 2005, outubro de 2005, São Paulo.
Autor: Marcio Roberto Bertoni, técnico em eletrônica na EFVM.E-mail: marcio.bertoni@cvrd.com.br
veja o trabalho
DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE VELOCIDADE DE TRENS EM SISTEMA DE HUMP YARD
Menção Honrosa no III Prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária; trabalho apresentado no seminário técnico no Negócios nos Trilhos – Encontrem 2005, outubro de 2005, São Paulo.
Autor: Luciano Lopes Vidigal Guimarães, técnico especializado em eletrônica na EFVM.E-mail: luciano.vidigal@cvrd.com.br
veja o trabalho
SUBSTITUIÇÃO DE CONTADORES DE EIXOS POR CIRCUITOS DE VIA E O CONSEQUENTE AUMENTO DA DISPONIBILIDADE DE ROTAS NO TRECHO SINALIZADO.
Menção Honrosa no III Prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária; trabalho apresentado no seminário técnico no Negócios nos Trilhos – Encontrem 2005, outubro de 2005, São Paulo.
Autor: Jedson Luís Lopes Goularte, coordenador de sinalização na ALLE-mail: jedson@all-logistica.com
veja o trabalho
VÁLVULA DE ALÍVIO RESTRITO PERMANENTE – VARP
Menção Honrosa no III Prêmio Amsted Maxion de Tecnologia Ferroviária; trabalho apresentado no seminário técnico no Negócios nos Trilhos – Encontrem 2005, outubro de 2005, São Paulo.
Autor: Marcio Ângelo Lima Furtado, técnico em Mecânica na FCA.E-mail: marcio.furtado@cvrd.com.br
veja o trabalho

fonte
http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdSecao=41&InCdSubSecao=69

PORTUGAL ALÉM DOS TRILHOS

AMIGOS,
COMO PARTE DO PROJETO: MÚSICA SOBRE TRILHOS, APRESENTO A VOCÊS O VIDEO: PORTUGAL ALÉM DOS TRILHOS.
TRATA-SE DE UM VIDEO-POEMA QUE TEM COMO PANO DE FUNDO A RELAÇAO CULTURAL ENTRE OS COMBOIOS (TRENS COMO LÁ SÃO CHAMADOS) E A VIDA EM PORTUGAL.
O TEXTO É DE MINHA AUTORIA E A MÚSICA TEMA: "OS LOUCOS DE LISBOA" É INTERPRETADA PELO GRUPO: ALMA PLANA.

UM ABRAÇO E OBRIGADO

http://www.youtube.com/watch?v=wdIksa8-ktk