sexta-feira, 12 de março de 2010

Cravinhos, suas estações ferroviárias. Imagens da estação nova e de seus arredores

Vale a pena conferir.

Estação Nova de Cravinhos, 1981. Acervo Fernando Pereira.
Fonte: Estações Ferroviárias do Brasil.

Cravinhos e suas estação ferroviárias.
Pode-se afirmar que Cravinhos surgiu e teve um relativo desenvolvimento graças a dois fatores fundamentais - o café e a ferrovia. Obviamente demais fatores contribuiram com alguma significância para a cidade, mas os dois fatores são de suma importância.
Devemos entender que o café foi historicamente um dos produtos que mais projetou o Brasil no mundo e a região onde está inserido o município de Cravinhos era a maior produtora do mundo no início do século XX, todo esse café tinha que ser transportado, para isso havia uma vasta rede ferroviária.
O município de Cravinhos possuia seis estações, além da mais conhecida, que nota-se ainda hoje na região central, são elas: Bifurcação, Tibiriça, Arantes, Fagundes, Alvarenga, Manoel Amaro e Buenópolis que ficava na divisa entre Cravinhos e Ribeirão Preto.
Foto da Estação Nova de Cravinhos, 2009.
Arquivo: Alexandre de Freitas.

A estação nova de Cravinhos.
A estação nova de Cravinhos foi inaugurada em 1964, próximo a rodovia Cravinhos-Serrana (rod. Ângelo Cavalheiro) fica novo traçado da Mogiana, no início foi chamada de "E 2" depois passou a ser chamada de Cravinhos.
Nas suas próximidades ainda nota-se casas da vila ferroviária. Transportou passageiros até 1997, hoje como quase todas as ferrovias, só transporta cargas.

Veja o site. Clique aqui

Seminario sobre Turismo Ferroviário


Amigos, compartilho informação enviada por Lourenço, sócio da ABPF.

Abraços

Saulo

Nos trilhos da emoção

De Dalinha Catinda, um poema que revela a importância da memória ferroviária na cultura de um povo, de um lugar.

Abraços

Saulo

******************************
NOS TRILHOS DA EMOÇÃO

.

Amores são passageiros,

Acomodados em vagões.

Alguns seguem viagem

Menosprezando estações.

.

Outros descem ligeiro,

Até na primeira parada!

Pois lhes falta bagagem

Pra prosseguir a jornada.

.

Nos trilhos que corre vida

Nunca fui de perder trem,

Nem de ficar acomodada,

Esperando quem não vem.

.

Cada vez que o trem apita,

Sacoleja o meu coração.

Trilhando a linha da vida

Ergo a bandeira da emoção.

Dalinha Catunda

De Rui Ribeiro - Portugal

Nos dias 6 e 7 de Março no Forte do Bom Sucesso, em Belém, aconteceu a

12º ModelTróia - Exposição e Concurso. Foi uma organização Clube
ModelTróia.

Clip da exposição:
http://www.webrails.tv/arquivoVideo/modelismo/modelTroia/modelismoModelTroia2010.htm

Uma nota de agradecimento ao Clube ModelTróia, e apoio dispensado por
Manuel Pereira nesta peça.
--
Uma das formas para contribuir e cultivar o gosto pelos
Caminhos-de-ferro e temas a ele ligados é a vida associativa, links
para boletins digitais:
- Boletim da Associação de Amigos dos Caminhos-de-ferro -
http://www.bit.ly/b8VzuU
- Boletim do Clube de Entusiastas dos Caminhos-de-ferro -
http://www.bit.ly/aLy4oo
--

Informativo mensal da Associação Nacional de Preservação Ferroviária - FEVEREIRO 2010

--------------------------------------------------------------------------------

Aniversário da ANPF

No próximo dia 14/03/2010 a ANPF estará comemorando seu 9º Aniversário, ocorrido no último dia 03/03/2010, com um churrasco na nossa sede na Estação de Sabaúna, organizado pela nossa animada turma do Ferreomodelismo, com direito a muito trem rodando, com mostra das últimas aquisições dos associados e as mais recentes alterações na nossa maquete anterior e os progressos na construção da nova. Tudo isso para comemorar nove anos de luta, graças a Deus com muitas vitórias e alguns poucos insucessos, que sabemos fazem parte do jogo, mas que não nos desanimaram nunca, ao contrário, somente solidificaram aquilo que consideramos nossas principais conquistas: a amizade do grupo e nossa união na busca de nossos ideais, o encontro de novos amigos por este Brasil afora e o reconhecimento e o respeito das pessoas do meio pelo nosso trabalho. Venham se divertir conosco, não esquecendo de previamente avisar sua presença para o e-mail ferreo@anpf.com.br

Legal é ajudar

Quando se trata de educação para crianças e jovens, então nem se fala. Divulgamos aqui a mais recente ação social da ANPF, nas palavras de nosso Diretor Administrativo Gilberto Costa, o idealizador e principal executor do projeto:

"Realmente começamos o ano muito bem. A ANPF fez um grande trabalho de ação social no início deste ano. Doou 30 computadores para a AJPS Associação do Jardim Juliana, Vila Paulicéia e Vila Suissa, um de nossos parceiros de sempre.

Esses computadores usados chegaram à ANPF por uma bela doação de uma empresa privada. A ANPF recebeu 77 computadores e 15 impressoras. Tá certo que os computadores não estavam todos em bom estado, porém, conseguimos recuperar 61 deles.

Nosso projeto é montar uma sala para ministrar cursos de informática aos jovens carentes do Distrito de Sabaúna. Estamos tentando um convênio com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, para nos apoioar nesse projeto. O restante deste material será colocado à venda com a intenção de angariar fundos para despesas mensais".

Valeu, Giba !!!

Rapidinhas

Tudo isto está no nosso site www.anpf.com.br nas "Notícias e Novidades". A ANPF estará presente no Encontro Regional de Preservação e Revitalização Ferroviária de Juiz de Fora (MG), de 11 a 13/03/2010. Depois contamos como foi. Também está lá um artigo do Estadão sobre o "boom" dos Trens Turísticos no Brasil, não deixe de acompanhar.

Se você não quiser mais receber este informativo da ANPF, basta comunicar-nos pelo e-mail com@anpf.com.br, que cancelaremos o envio.




DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA - ANPF
www.anpf.com.br