terça-feira, 21 de outubro de 2008

FERROESTE: Projeto de trem turístico e cultural

26-Mai-2008
Tibagi/ Paraná - A Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A - Ferroeste, através de seu presidente, Samuel Gomes, está participando nesta semana da primeira viajem para estrangeiros do trem de luxo do Brasil.


Com capacidade para 60 passageiros, o Great Brazil Express recebeu uma comitiva de 35 jornalistas europeus e brasileiros que saiu do Rio de Janeiro (22/05) com destino ao Paraná. De trem o grupo seguiu de Curitiba para conhecer Antonina, Morretes, Ponta Grossa, Guarapuava e Cascavel, chegando por terra a Foz do Iguaçu na quarta-feira, dia 28. No roteiro os convidados conheceram de ônibus as cidades de Tibagi e Castro. A volta do grupo aos países de origem acontece no dia 30, do aeroporto de Foz.
O trem de luxo brasileiro foi planejado para receber turistas estrangeiros e já foi apresentado a autoridades e em diversos eventos relacionados ao setor de turismo ferroviário no Brasil e no exterior. Os investimentos do projeto são do empresário brasileiro Adonai Aires de Arruda (da Serra Verde Express), do belga Thierry Nicolas e do sueco Thomas Glenndhall (os dois da empresa belga Transnico International).
Na tarde desta segunda-feira(26) os turistas chegaram à região dos Campos Gerais e conheceram, entre outros pontos turísticos, o Canyon Guartelá, no município de Tibagi. Durante o passeio Samuel Gomes, presidente da Ferroeste, divulgou o projeto da Ferroeste que pretende criar no estado o trem turístico e cultural. Para presidente o Great Brazil Express tem o total apoio da Ferroeste, pois mostra a sociedade que a ferrovia agrega outros setores importantes para a economia do estado e do país. “A iniciativa destes empresários mostra o potencial turístico que a ferrovia oferece. Este roteiro, que também passa pelos trilhos da Ferroeste, mostra um Brasil ainda não divulgado pelo setor turístico, possui uma riqueza natural e cultural que nós paranaenses não conhecemos completamente”, ressaltou.

Turismo cultural

Segundo o presidente o trem de luxo vem ao encontro do projeto da Ferroeste de oferecer trem turístico e cultural com preços mais acessíveis a população do estado e aos turistas brasileiros e latinos que querem conhecer o Paraná. De acordo com Gomes existe um grupo de trabalho que já deu início às discussões para a viabilização de um projeto de turismo ferroviário no trecho da Ferroeste, entre os municípios de Guarapuava e Cascavel. “Este nosso projeto já começou, vamos usar a estrutura feita para o trem de luxo no terminal de Cascavel para o trem turístico e cultural, a recepção de passageiros será uma forma de desenvolver o turismo regional e alavancar o desenvolvimento do estado”, disse. A possibilidade dos Campos Gerais fazerem parte do projeto da Ferroeste é grande. Segundo Gomes estes municípios estão reivindicando a extensão do projeto também para suas regiões.
A reunião feita pela Ferroeste para discutir esse novo projeto teve a participação das Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Turismo, Prefeitura de Cascavel e S.S.A. Ecoparaná, além dos técnicos da própria Ferroeste.
“Nossa intenção é oferecer a população não só do estado, novas alternativas para conhecer as belezas naturais e riquezas culturais dos municípios por onde passará o trem”. Gomes ressaltou as diversas etnias européias e a grande diversidade cultural encontrada nessas regiões, ele lembrou o grande acervo cultural dos imigrantes internos como os quilombolas, numa futura exploração turística através da Ferroeste.
De acordo com a secretária de Turismo e Meio Ambiente de Tibagi, Cecília Pavesi, o trem de luxo trará um grande impulso para o desenvolvimento do município através do turismo. “Será muito importante para nós, dos Campos Gerais, recebermos turistas de outros países para que conheçam nossa cidade e região. Mas acho fundamental também o projeto da Ferroeste de criar o trem turísco cultural, gostaríamos que os paranaenses e os brasileiros também tivessem a oportunidade de conhecer nosso município e todo potencial turístico dos Campos Gerais”, afirmou a secretária. (fonte:Assessoria Ferroeste)

http://www.defato.inf.br/content/view/5907/126/

Nenhum comentário: