domingo, 18 de janeiro de 2009

BREVE ESTUDO COM ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PARA REATIVAÇÃO DA PRIMEIRA FERROVIA DO BRASIL



Estrada de Ferro Mauá

Guia de Pacobaiba (km 0) – Piabetá (km11,9)

Material compilado por Antonio Pastori com base em documentos fornecidos pelo Sr. Luiz Octávio da Silva Oliveira, membro representante oficial do Município de Magé em reuniões para tratar de assuntos relativos à reativação desta Ferrovia, baseado em orçamentos preliminares levantados pelo Engenheiro Helio Suevo Rodrigues.


Rio de Janeiro, 16/06/2008

1 - Considerações Iniciais
A EFM, Estrada de Ferro Mauá, inaugurada em 30/04/1854, foi a primeira ferrovia do Brasil, ligando o Porto Mauá (Guia de Pacobaiba) à localidade de Fragoso, no Município de Magé. Mais tarde, a linha foi prolongada até a Raiz da Serra de Petrópolis (Vila Inhomirim) pela então E.F. Grão Pará que adicionou mais 2,3 km ao trecho.
Tombada pelo IPHAN em 07/05/1954 sob o número 505-t-54, encontra-se completamente abandona, sem uso operacional desde 1962, tendo parte dos trilhos e dormentes roubados, áreas invadidas e estações e pontes destruídas.
Para sua reativação necessita tão somente das seguintes intervenções:
Reconstrução do trecho entre Guia de Pacobaiba e Bongaba: 7,1 km;
Recuperação e remodelagem do trecho entre Bongaba e Piabetá: 4,7 km;
Reforma da estação e casa do agente, construção de píer, museu e estacionamento em Guia de Pacobaiba,etc; e,
Construção de Complexo Turístico-Comercial em Bongaba.
Obs: o trecho Piabetá-Raiz da Serra (4,4 km) encontra-se em bom estado e com trens regulares operados pela SUPERVIA.


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