quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A história nos trilhos

O segundo Artigo deste mês de Novembro volta a tratar do Sesquicentenário da Ferrovia no Brasil. Desta vez, temos um texto que conta um pouco da História da Estrada de Ferro Mauá, a Primeira Ferrovia do País. Com este Texto, estréia como Colunista, o amigo Sérgio Augusto de Oliveira, ex-membro da Lista de Discussão Central do Brasil. Não deixe de conferir!
Este Artigo é obra de Sérgio Augusto de Oliveira, Técnico Administrativo da Universidade Estadual de Maringá - PR. É interessante notar a fantástica pesquisa do mesmo, que mesmo estando no Paraná, um pouco distante do eixo São Paulo-Rio, possui uma considerável e bem fundamentada pesquisa sobre a E.F. Mauá, tendo documentos significativos, como textos publicados no Jornal do Commércio de cerca de 150 anos atrás, citando o primeiro teste realizado na Ferrovia em 1853, e a inauguração da mesma em 1854. No momento ele está estudando um pedido de 1826 para construção de uma Estrada de Ferro no Brasil, ou seja, um ano apenas após a inauguração da primeira Ferrovia no mundo (Stockton-Darlington). Trata-se da cópia de um documento manuscrito que demanda um pouco de tempo para ser lido, por motivos óbvios. Contribuiu com a ilustração e legendas das fotos Christoffer R.
A ANPF, conforme dito anteriormente, continua publicando na Seção de Preservação A História nos Trilhos artigos sobre o Sesquicentenário da Ferrovia no Brasil, começando com o Artigo N.° 05 com a Parte I desta sequência, passando pelo Artigo N.º 07 com a Parte II e chegando agora à Parte III. Serão diversos artigos publicados inclusive neste ano de 2004, quando se comemora Oficialmente os 150 Anos de Ferrovia no País. Paralelamente a isso, a ANPF no mês de Outubro, inaugurou a primeira parte de sua Exposição Itinerante sobre os 150 anos de Ferrovia no Brasil, e entre o final deste ano e início do novo ano que se aproxima, estará inaugurando também sua exposição virtual sobre o mesmo tema.

Christoffer R.

Webmaster - ANPF


Leia mais

Nenhum comentário: