segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A história dos caminhos de ferro portugueses


Amigos, amantes dos trens,


Segue abaixo a indicaçao de um site interessante sobre a história dos trens e das ferrovias em Portugal.



Os Caminhos de Ferro
O objectivo deste site é permitir que os Entusiastas do Caminho de Ferro, tenham uma maior interligação entre si e a Empresa CP Comboios de Portugal, porquanto estas páginas destinam-se a um aprofundar de conhecimentos e divulgação de acontecimentos passados e futuros.
Este site pretende ser um espaço aberto aos Entusiastas do Caminho de Ferro, local onde possa haver troca e partilha de opiniões, no sentido de um aprofundar de conhecimentos e divulgação de novas ideias e tecnologias.
O nascimento dos Caminhos de Ferro
O nascimento dos caminhos-de-ferro está associado ao inglês George Stephenson, mecânico nas minas de Killingworth, que construiu a primeira locomotiva em 1814.A locomotiva a que chamou Blucher, tinha como objectivo o transporte de materiais da mina, puxava uma carga de 30 toneladas a 6 km/h.


A história das ferrovias no Brasil

A malha ferroviária brasileira voltada para o serviço público de transporte de carga tem 28,5 mil quilômetros de extensão e participa com cerca de 20% na distribuição da matriz de transporte do Brasil. Sua operação é realizada por intermédio de concessões à iniciativa privada. Cabe ao DNIT o planejamento, estudo e construção de novas ferrovias, bem como realizar melhorias nas transposições ferroviárias nas capitais e grandes cidades brasileiras, visando aumentar a segurança e adequar a capacidade operacional.
O PAPEL DO DNIT NO MODAL FERROVIÁRIO
Por determinação legal são atribuídas ao DNIT as seguintes responsabilidades na área ferroviária:
· Contribuir na elaboração do planejamento voltado para expansão ou adequação de capacidade da infra-estrutura.
Sendo responsável pela malha ferroviária do país o DNIT deverá colaborar no planejamento estratégico objetivando a atender as necessidades atuais e futuras de transporte em todo o território nacional. Especialmente na ampliação da rede ferroviária visando a redução de custos de transporte para beneficiar o mercado interno e criando condições mais favoráveis à competição no mercado externo. Deverá também, no planejamento, assegurar o melhor estado de conservação, modernização e adequação da capacidade da malha existente.

Leia mais

MUSEU FERROVIÁRIO EM PORTUGAL

Prezados,

Apresento um interessante trabalho de TV Online desenvolvido por Rui Ribeiro que aborda o tema: Caminhos de Ferro ou mais conhecido entre nós, brasileiros, como: ferrovias.
Abaixo a transcrição:

"Para canalizar e juntar a produção video sobre o Caminho de Ferro e aprender um pouco do que é o conceito de TV online montei mais um site na rede. Uma WebTV dedicada aos temas ferroviários. Com a ajuda e motivação dada pelo Zé Encarnação surge o espaço que serve de plataforma para experiências ligadas à difusão de video pela internet, unindo o meu gosto pelo tema e a experiência numa área em expansão, como é a difusão de conteúdos multimédia . A plataforma usada é o WindowsMediaPlayer, e conta com os videos que se encontram espalhados pela rede e algumas peças de outras páginas com o tema do Caminho de Ferro. A evolução da onLINEtv "Na Senda do C.F." "

Para saber mais clique aqui