sábado, 25 de outubro de 2008

O trem das onze



A volta do trem da Cantareira
por Tatiana Soledade, da Redação

Exposição lembra linha ferroviária que ligava cidade à capital e tem participação de ex-maquinista guarulhense

Antônio de Castro conduziu o trem por 22 anos

“Os homens vinham e eu não conseguia ligar a máquina. Me vi em apuros, mas de repente bati a mão no controle e destravou. Então consegui fazer funcionar e fingi que um fusível estava com mau contato”. Para o guarulhense Antônio de Castro, “os homens” quer dizer a comitiva do ex-presidente Jânio Quadros, e “a máquina”, o “Trem da Cantareira” do qual foi maquinista por nove anos. Castro recordou algumas histórias ao visitar em companhia da equipe do Novo Diário de Guarulhos a exposição “Nos trilhos do trem das onze”.

O Trem da Cantareira (ou "tramway" da Cantareira, no jargão da época, em inglês) ia até o Centro de São Paulo. Surgiu no final do século 19 e deixou de operar em 1965. Sua história é contada na exposição por meio de diversas fotos, informações, e de um filme que tem o depoimento do ex-maquinista guarulhense.

Aos 80 anos, Castro tem uma lucidez surpreendente e, durante a visita, mostrou-se emocionado e empolgado. Ele ingressou na empresa responsável pelo trem aos 19 anos e, só como maquinista, atuou por 22 anos.

“Onde ficava a estação Torres Tibagy era subida e os moleques jogavam óleo nos trilhos. A molecada gostava de ver o trem 'patinar'. Era preciso acionar o mecanismo que depositava areia no trilho ou então voltar para trás e pegar embalo”, recordou o ex-maquinista.



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sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ferrocarriles Argentinos

La compra había originado una polémica sobre los valores pagados, el jefe de la misión británica manifestó su desacuerdo con los que afirmaban que los ferrocarriles no valían ni 1.000.000.000 de pesos Argentinos. La suma acordada había provocado gran satisfacción en Londres...

El 12 de FEBRERO DE 1947, se firma el convenio de compra de los ferrocarriles que pasaron a manos Argentinas, después de estar 90 años en poder de empresas Británicas. Estoy seguro de que en estos momentos los corazones de todos los Argentinos laten apresuradamente y no es para menos, así decía MIGUEL MIRANDA Presidente del BANCO CENTRAL y uno de los principales negociadores, en un discurso pronunciado al terminar la ceremonia de transferencia. El precio global pagado por todos los bienes fue de $ 2.482.500.000 m/n, el equivalente a 150.000.000 de libras Esterlinas. El gobierno Argentino se comprometió a pagar esa suma tomando a su cargo todos los gastos que ocasionaba esa operación, además del pago de los expertos de ambas partes. También se comprometía a mantener en sus puestos, al personal de las empresas Británicas cuyo sueldo no excedería los $ 1000 m/n. De igual manera serán respetados en el goce y beneficio de sus derechos, los empleados con sueldos superiores a $1000 m/n, entre los que se contaban, gerentes generales, contadores y asesores. El acto se realizó en el Salón Blanco de la Casa de Gobierno, con la presencia del presidente JUAN DOMINGO PERÓN, ministros, secretarios y jefes de las fuerzas Armadas. La misión Británica era encabezada por Sir MONTAGUE EDDY, que esa misma tarde realizó declaraciones a los periodistas. La compra había originado una polémica sobre los valores pagados y EDDY manifestó su desacuerdo con los que afirmaban que los ferrocarriles no valían ni 1.000.000.000 de pesos Argentinos. La suma acordada había provocado gran satisfacción en LONDRES. El 1 de Marzo de 1948, en un acto realizado en retiro, se anuncia la toma de posesión de los ferrocarriles. Y durante la Presidencia del Dr. Carlos Saúl Menem, (1989-1999) se privatizaron, nuevamente pasaron a estar en manos extranjeras.



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terça-feira, 21 de outubro de 2008

ESTAÇÃO DE TREM PROMOVE PROJETOS SOCIAIS E CULTURAIS PARA CIDADE

O processo de revitalização do Comércio aos pouco se consolida com a realidade do local. Ainda, com inúmeras deficiências entre o processo de liberação do alvará de construção, expedido pelo IPHAN, a utilização do solo pela prefeitura e a preservação das fachadas dos casarões, alguns projetos se consolidam, como faculdades, hotéis de luxo, revitalização do Mercado Modelo e a vinda de alguns órgãos públicos para região.



Um projeto especial (Verde Trem) apresentado ao Fórum Estadual Baiano de Turismo, em Outubro de 2007 pretende levar para a cidade de Salvador, a construção de um “Trem Turístico de Cultura e a Vapor Ecológico” direcionado para a área turística. O projeto foi chancelado e habilitado para captação de recursos junto ao Ministério do Turismo. O idealizador do projeto “Verde Trem” é Gilson Jesus Vieira coordenador da Ong “Movimento Trem de Ferro”.



No projeto, inicialmente, o percurso será realizado das Docas até Mapele. A composição será formada de uma Locomotiva a vapor, 01 (um) carro restaurante, 03 (três) carros sonorizados com espaço adequado para show ao vivo com o trem em movimento, 02 (dois) carros climatizados com poltronas convencionas e 01 (um) para gerador de energia elétrica, sanitários, materiais, bagagens, etc. Podendo ser o primeiro trem de todos os tempos com uma locomotiva do século XIX a vapor, movido com combustíveis ecológicos modernos: Biodiesel e Gás Natural Veicular.



Gilson diz que a Emtursa tem sinalizado interesse e o objetivo principal é resgatar essa área de grande potencial explorando a paisagem do percurso do trem e a cultura local, ou seja, projetar o que a Bahia tem de mais forte em termo de cultura, culinária e iguarias. A gerente de Turismo da Emtursa questiona que esse é um projeto um pouco longe da realidade, mas, quando o Ministério do Turismo liberar as verbas a Emtursa tomará as medidas cabíveis para adequação do projeto a estrutura da cidade. “O Ministério do Turismo precisa liberar as verbas para restaurar os trens e os trilhos e isso leva tempo. E em relação aos trilhos seria da Calçada até a Paripe por questão estrutural.” diz a gerente.



O projeto foi estimado no valor de R$ 1.315 milhões sendo realizada uma vasta pesquisa de campo em outras regiões do Brasil, em que deram certo. Em cidade como São Paulo foi realizado o trecho de Campinas a Juguariúna; em Minas Gerais, a Maria Fumaça(São João Del Rei a Tiradentes); Piratuba , antiga Estação Rio do Peixe (430m.) da histórica estrada de Ferro SP- Rio Grande que foi feito um estudo de valores no Sul do país em que esses projetos estão consolidados. Os preços variam de R$ 100 à 150 reais. Aqui custará em torno de R$ 20 à 50 reais.



O coordenador do Movimento Trem de Ferro Gilson Jesus Vieira, diz “Também realizamos projetos, como, “Retrilhar educando” que consistem em promover debates e palestras em escolas de primeiro e segundo graus, faculdades, empresas, câmaras municípais, etc. Inicialmente em Salvador e região metropolitana, desenvolvendo os temas: transporte, meio ambiente e cidadania para estimular a participação mais ativa dos cidadãos nos encaminhamentos e decisões dos governos municipais, estadual e federal” diz o coordenador.



Esse projeto atenta no envolvimento de estudantes de nível médio e superior para a consciência na contribuição da sociedade levando para eles a importância histórica, geográfica e sociológica das redes ferroviárias junto com o crescimento econômico do país. Já participaram várias escolas entre públicas e particulares. Recentemente, o Colégio Maristas, os contactaram para levar os estudante que nunca andaram de trem. Gilson também realiza o projeto “VER DE TREM”, junto com o Grupo Ecológico GERMEN, onde vem buscando estimular o debate na sociedade sobre a importância do transporte ferroviário e preservação ambiental, estimulando o desenvolvimento turístico e cultural, principalmente do Recôncavo Baiano, fazendo-se promover a integração entre seus Municípios.




História

A princípio, a maioria dos passageiros para o subúrbio era veranista, ocorrendo um grande movimento nos meses de novembro a março. Os moradores das pequenas concentrações suburbanas, localizadas principalmente em Plataforma, São Brás e São João, tinham que se deslocar em canoas, até a Ribeira, onde tinham acesso aos bondes e mais tarde aos ônibus. Com o aumento desses núcleos suburbanos, surgiu a necessidade de se criarem trens cuja circulação se limitasse àquela área.



Em 1949, aumentou a circulação dos trens, sendo necessário duplicar a linha e construir um segundo túnel de 70 m, adjacente a outro já existente em Periperi. Em 1952, com a construção da Ponte de São João, o percurso foi reduzido de 15 para 13,7 Km. Atualmente os trens ligam o bairro de Paripe à Calçada, transportando diariamente 18 mil passageiros.



Vale a pena observar que Salvador é a única metrópole brasileira servida por trens de passageiro com o menor percurso, comparando-a às demais. Para sentirmos a diferença do tratamento dado à ferrovia em outros países, podemos citar entre alguns, a Alemanha, na Europa, que detém mais de 20 mil quilômetros de estradas de ferro, mesmo sendo pouco menor em dimensões territoriais que o Estado da Bahia, que possui aproximadamente apenas 1.600km somente para cargas.

FERROESTE: Projeto de trem turístico e cultural

26-Mai-2008
Tibagi/ Paraná - A Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A - Ferroeste, através de seu presidente, Samuel Gomes, está participando nesta semana da primeira viajem para estrangeiros do trem de luxo do Brasil.


Com capacidade para 60 passageiros, o Great Brazil Express recebeu uma comitiva de 35 jornalistas europeus e brasileiros que saiu do Rio de Janeiro (22/05) com destino ao Paraná. De trem o grupo seguiu de Curitiba para conhecer Antonina, Morretes, Ponta Grossa, Guarapuava e Cascavel, chegando por terra a Foz do Iguaçu na quarta-feira, dia 28. No roteiro os convidados conheceram de ônibus as cidades de Tibagi e Castro. A volta do grupo aos países de origem acontece no dia 30, do aeroporto de Foz.
O trem de luxo brasileiro foi planejado para receber turistas estrangeiros e já foi apresentado a autoridades e em diversos eventos relacionados ao setor de turismo ferroviário no Brasil e no exterior. Os investimentos do projeto são do empresário brasileiro Adonai Aires de Arruda (da Serra Verde Express), do belga Thierry Nicolas e do sueco Thomas Glenndhall (os dois da empresa belga Transnico International).
Na tarde desta segunda-feira(26) os turistas chegaram à região dos Campos Gerais e conheceram, entre outros pontos turísticos, o Canyon Guartelá, no município de Tibagi. Durante o passeio Samuel Gomes, presidente da Ferroeste, divulgou o projeto da Ferroeste que pretende criar no estado o trem turístico e cultural. Para presidente o Great Brazil Express tem o total apoio da Ferroeste, pois mostra a sociedade que a ferrovia agrega outros setores importantes para a economia do estado e do país. “A iniciativa destes empresários mostra o potencial turístico que a ferrovia oferece. Este roteiro, que também passa pelos trilhos da Ferroeste, mostra um Brasil ainda não divulgado pelo setor turístico, possui uma riqueza natural e cultural que nós paranaenses não conhecemos completamente”, ressaltou.

Turismo cultural

Segundo o presidente o trem de luxo vem ao encontro do projeto da Ferroeste de oferecer trem turístico e cultural com preços mais acessíveis a população do estado e aos turistas brasileiros e latinos que querem conhecer o Paraná. De acordo com Gomes existe um grupo de trabalho que já deu início às discussões para a viabilização de um projeto de turismo ferroviário no trecho da Ferroeste, entre os municípios de Guarapuava e Cascavel. “Este nosso projeto já começou, vamos usar a estrutura feita para o trem de luxo no terminal de Cascavel para o trem turístico e cultural, a recepção de passageiros será uma forma de desenvolver o turismo regional e alavancar o desenvolvimento do estado”, disse. A possibilidade dos Campos Gerais fazerem parte do projeto da Ferroeste é grande. Segundo Gomes estes municípios estão reivindicando a extensão do projeto também para suas regiões.
A reunião feita pela Ferroeste para discutir esse novo projeto teve a participação das Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Turismo, Prefeitura de Cascavel e S.S.A. Ecoparaná, além dos técnicos da própria Ferroeste.
“Nossa intenção é oferecer a população não só do estado, novas alternativas para conhecer as belezas naturais e riquezas culturais dos municípios por onde passará o trem”. Gomes ressaltou as diversas etnias européias e a grande diversidade cultural encontrada nessas regiões, ele lembrou o grande acervo cultural dos imigrantes internos como os quilombolas, numa futura exploração turística através da Ferroeste.
De acordo com a secretária de Turismo e Meio Ambiente de Tibagi, Cecília Pavesi, o trem de luxo trará um grande impulso para o desenvolvimento do município através do turismo. “Será muito importante para nós, dos Campos Gerais, recebermos turistas de outros países para que conheçam nossa cidade e região. Mas acho fundamental também o projeto da Ferroeste de criar o trem turísco cultural, gostaríamos que os paranaenses e os brasileiros também tivessem a oportunidade de conhecer nosso município e todo potencial turístico dos Campos Gerais”, afirmou a secretária. (fonte:Assessoria Ferroeste)

http://www.defato.inf.br/content/view/5907/126/

A MENINA QUE VENDIA BALA NO TREM

foto do autor Adilson Sarti em tarde de autógrafos

Prefácio do Livro A MENINA QUE VENDIA BALA NO TREM feito por Álvaro Ottoni

Venha ligeiro que o trem já vai partir.
Embarque em qualquer vagão.
Ao soar o apito viaje por aí,
por dentro de você...
Afinal, se o mundo que mora dentro da gente é tão grandão,
por que ficar aí só em terra firme,
em porto seguro,
só olhando pro jogo do computador?
Ou para a televisão?
Na caixa da cabeça tem tudo o que você quiser...
Até bala ou doce pra dar e vender
ou deixar água na boca
de quem pensa que cresceu,
porque de repente ficou sério, lógico, cheio de razão,
mas que na verdade se esqueceu
que a gente está na vida pra ser bom e feliz.
E para isso é mais do que preciso
nunca deixar de ser criança...
senão vai sempre perder
ou ficar a ver passar bem na frente da visão
o trem ou essa nave mágica da imaginação.

É esse o convite que Adilson Sarti faz para as crianças de todas as idades nesse seu livro de estréia. Boa viagem!


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