sábado, 2 de abril de 2016

UMA ESTAÇÃO DE TREM ABERTA PARA ATENDER UMA PASSAGEIRA

No Japão, uma operadora de comboios manteve-por três anos-aberta uma estação ao perceber que o serviço era usado cada dia por kana harada, estudante do ensino médio, e até mesmo ajustou o horário do comboio ao da rapariga. Uma decisão como esta não é rentável para qualquer companhia, os custos foram abrangidos pelo governo, já que no Japão a educação é uma prioridade. 
Kana formou-se em 2016.


No seguinte link um relato completo




terça-feira, 29 de março de 2016

ESTAÇÃO ENGENHEIRO SEBASTIÃO GUALBERTO


A ESTAÇÃO: Originalmente Engenheiro Sebastião Gualberto, foi aberta em 1934 no local da antiga Quinta Parada. Foi por anos uma estação provisória. Somente em 1958 é que se construiu o prédio atual, com as bilheterias, quando se inaugurou a segunda linha na variante de Poá. É logo após Gualberto que sai a linha dessa variante. Nos anos 1970, era para ser desativada em favor de uma estação chamada Zilda, que acabou não sendo finalmente construída. Por algum tempo, mais próximo de seu fim, foi também conhecida como Sexta Parada. Portanto, há uma confusão entre as duas paradas. A Quinta Parada mais recente teria existido onde em 1982 se construiu a estação do metrôTatuapé, e que também atende em outra plataforma a linha atual da CPTM. A estação tinha um acesso horroroso, de madeira, mal cuidado, um verdadeiro desrespeito ao usuário. Em 1994, passou a atender à CPTM. A passagem por ali era obrigatória: subia-se a escada, vindo da calçada, e no alto, no acesso acima citado, comprava-se o bilhete.
LEIA MAIS EM





Trem...

e nossa imaginação viaja com ele nas paisagens ; e a emoção de sentir  o mundo correr sobre os trilhos. 
Nos anos de 1980,pude fazer uma viagem de Bauru (SP) até Corumbá (MS) e de lá seguir em direção a Santa Cruz de la Sierra, já em território boliviano a bordo do conhecido "Trem da morte".
Hoje, o "Trem do Pantanal voltou", mais bonito e confortável para a alegria de muitos, recuperando um pouco da história das ferrovias em nosso país. 
Abaixo, compartilho um link com a música "Trem do Pantanal",de Almir Sater e Paulinho Simões em um vídeo que faz parte de nosso projeto "Música sobre trilhos".