segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Quer comprar uma estação de trem?





Estrada de ferro Curitiba-Paranaguá, com vista do complexo Marumbi.
Isso mesmo!

“O governo federal está leiloando imóveis da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) para recompor cerca de R$ 2,1 bilhões do orçamento dos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, e Cultura.” (fonte: Gazeta do Povo, 08/05/09)

Não dá pra acreditar, mas é verdade!

O governo federal está leiloando, para qualquer pessoa física interessada, todas as antigas instalações da extinta RFFSA (incluindo barracões, oficinas e até pontes!).

E segundo matéria publicada na Gazeta do Povo ( http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=884431&tit=Imoveis-da-RFFSA-vao-recompor-orcamento), este leilão já chegou ao Paraná.

O que me chama a atenção é o modo como isto está sendo ‘vendido’…Ah, vamos justificar que a verba é para a educação, porque sabemos que vai ter gente caindo de pau pra cima de nós! …Isto, ou coisa parecida, deve ter sido falado durante as reuniões do governo federal para iniciar esta manobra tão devastadora para nosso patrimônio histórico, arquitetônico e cultural.

Para os que não conhecem ou não lembram da RFFSA, posso citar, pelo menos aquí no Paraná, que esta foi ’concedida’ para a ALL, por volta de 2001 ou 2003 (não me recordo exatamente a data). Não conhecí as medidas que levaram a isso e nem procurei, na época, informações mais apuradas sobre o porquê, ou como essa coisa toda aconteceu.

Mas lembro muito bem quando era moleque, e fazia minhas caminhadas pela Serra do Mar, principalmente na trilha do Itupava (na época ainda não recuperada com as pontes de madeira e trilhas largas) que as estações que a RFFSA possuia na antiga estrada de ferro Curitiba-Paranaguá tinham um bom cuidado e manutenção.



Estação N. Sª do Cadeado.
Podia-se caminhar e ver a casa do Ipiranga, com todos seus móveis de época, raríssimos, casa esta que foi visitada por D. Pedro I. Podia-se avistar a roda-d’água do Ipiranga, funcionando. Podia-se ver a Estação da N. Senhora do Cadeado, sem as pichações que estão lá…ou a Estação do Véu de Noiva, praticamente intacta.

Porém, logo que foi anunciado o controle das atividade ferroviárias pela ALL no Paraná, tudo, praticamente tudo foi sendo destruído. Não sei exatamente o porquê. Sei que o ser humano é um bicho f.d.p. e cheguei a ver pequenos delinquentes bebendo, fumando crack e quebrando as coisas lá, mas isso não vem ao caso. Delinquentes existiam também nos tempos da RFFSA e, nem por isso, tudo estava abandonado e destruído.



O que ouvi falar, e isso nunca tive confirmação, é que a RFFSA mantinha funcionários residindo nas antigas estações, alguns com família, filhos. E isto seria o fator de inibição das atividades dos vândalos de plantão. Porém, quando a ALL assumiu, simplesmente retirou esses funcionários de lá e não colocou nenhum tipo de segurança nas estações. Não é de se espantar que tudo viesse abaixo.

Aí coloco a minha interposição: Porque o governo federal, na época da concessão dos serviços ferroviários para a ALL, não colocou como obrigação o zêlo pelo nosso patrimônio histórico?

Resposta: Para leiloar a “sucata” que resta hoje, com a justificativa que serão arrecadados cerca de 2 bilhões para a educação…

Triste.

Retirado do blog:

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://herstal1910.files.wordpress.com/2009/05/trem-2.jpg&imgrefurl=http://herstal1910.wordpress.com/2009/05/08/quer-comprar-uma-estacao-de-trem/&usg=__dkPULGvThBVKDgNq2uGd2TcAXHQ=&h=600&w=801&sz=149&hl=pt-BR&start=3&tbnid=PXx1qSm-8C-QRM:&tbnh=107&tbnw=143&prev=/images%3Fq%3Dtrem%2Besta%25C3%25A7%25C3%25B5es%2Babandonadas%2Bno%2Bbrasil%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR