quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Estações ferroviárias

Se você se interessa em conhecer a história da ferrovia no Brasil e visualizar algumas das estações que ainda sobrevivem  ao tempo do descaso e do abandono, não poderá deixar de visitar o site:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/


Vale a pena.

Saulo

O trem na cultura da cidade de Piripiri

Nessa postagem, gostaria de retomar o objetivo principal deste blog que é propor uma reflexão a respeito da memória ferroviária construída ao longo de décadas e a sua importância na vida das pessoas.

É interessante observar que mesmo com o descaso de inúmeros governos, e o desmonte da malha ferroviária nacional, iniciado com o Governo do então presidente Juscelino Kubitschek, nos idos dos anos de 1950, o trem ainda tem lugar na cultura nacional.

Infelizmente, as novas gerações brasileiras não sabem saborear à janela de um vagão a paisagem que passa graciosamente diante de nossos olhos. Com o som das rodas de ferro no atrito com os trilhos e o eco desse "canto" sobre os dormentes, o "comboio", como é chamado em Portugal,  caminha certo para o destino traçado.

Paramos na estação do tempo e perdemos o trem da história ou melhor perdemos, na história, o nosso trem; mas ainda temos a memória  que contribui para a construção de uma identidade nacional.

Gostaria de compartilhar com vocês um pequeno, mas significativo texto, de Maria Alves que fala sobre a importância do trem em sua infância, na distante cidade de Piripiri, no estado do Piauí.

Obrigado pela sua participação.

Saulo Cesar Paulino  e Silva

*********************************************************************************


Antigo prédio da Estação Ferroviária vista por outro ângulo, o velho casarão da administração da ferrovia, os trilhos atualmente encobertos pelo mato e pela terra, especialmente para o blog de Saulo Cesar Paulino Silva. Saudades imensas da época em que via e ouvia meu avô paterno tocar um sino que anunciava a chegada do trem e boas lembranças da longa viagem de trem que fizemos de Piripiri a São Luís do Maranhão na década de 70. - com Ana Clara em Piripiri.