sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SEGUINDO OS TRILHOS DO PASSADO

Nos atribulados dias dos grandes centros urbanos, avistar uma Maria Fumaça virou cena quase impossível. Pode ter sido em um filme, em uma novela de época ou até visitando alguma cidade histórica, mas com certeza você já ouviu aquele barulho estridente do apito do trem que se mistura com a fumaça que sai da locomotiva ao partir de uma estação, a cena é surpreendente.

Por nossa própria falta de hábito em relação a esse meio de transporte e também à escassa oferta de trens de passageiros, pensar em fazer um passeio ou uma viagem de trem no Brasil nem nos passa pela cabeça atualmente, ou nos remete ao chacoalhar dos vagões, ao barulho repetitivo que acompanha a viagem, sem contar a duração do passeio que se estende, e você, prudente, recusa-se a experimentar, é melhor pegar o carro e seguir até seu destino.

Mas será que sua reação seria a mesma se soubesse que os trens turísticos que deslizam pelos trilhos atualmente no país passam por regiões deslumbrantes, com florestas coloridas e rios formidáveis? Proporcionando uma vista, que só quem vai de trem assiste. Nesse caso, até mesmo uma longa viagem de trem não seria uma má idéia, não é? Em tempos de modernidade excessiva em tudo, um passeio de trem se transforma em uma opção mais charmosa do que qualquer outra coisa.

Apesar de ainda ser pouco utilizado no Brasil em relação a seu potencial, o trem é uma das opções de transporte mais utilizadas no Mundo. Com o surgimento de Organizações não Governamentais - ONGs e Associações, e com a comemoração dos 150 da ferrovia no Brasil, estão nascendo projetos cada vez maiores para, não só recuperarem trechos inativos, como também implantar Trens Turísticos onde há condições.