segunda-feira, 25 de novembro de 2013

SISCOG, primeiros passos no Caminho de Ferro e internacionalização

A empresa portuguesa SISCOG, ligada ao sector ferroviário desde 1987, assinalou, em Agosto de 2013 os 20 anos da assinatura do seu primeiro contrato de fornecimento internacional com o operador holandês NS. Poucos sabem é que na génese das soluções de software  reconhecidas pela NS e outros operadores ferroviários europeus, para a planificação e gestão da operação ferroviária de equipas, horários e material circulante, está o caminho-de-ferro português da década de 80.
Nos anos 80 o sector ferroviário português era gerido verticalmente pela empresa pública Caminhos de Ferro Portugueses E.P. , com origem na estrutura da década de 50. Chamava a si as diferentes competências no sector, como a exploração, tração, via e obras, e oficinas.
A segunda metade da década de 80 do Séc XX iniciou um ciclo novo no setor ferroviário, e na CP. São por essa altura lançados  novos projetos.  Iniciam-se os estudos para a sinalização Sines-Abrantes no trajeto do carvão, a renovação da linha da Beira Alta, encerramento de troços e linhas de norte a sul do país, dá-se o fim do transporte de mercadorias a  retalho, inicia-se a redução de pessoal, e a separação da CP em exploração e infraestrutura. O que originou o atual figurino, o gestor REFER para a via e obras,  e a exploração, tração e oficinas no operador público Comboios de Portugal.