segunda-feira, 15 de junho de 2009

Trem de dois andares na Europa


Amigos,
Será que um dia teremos um trem de dois andares no Brasil, como há na Europa?

Creio que não viverei o suficiente para isso!!

7 mitos sobre viagens

Autor: Patricia Belotti Postado em: Curiosidades, Geral Wednesday
Apr 2,2008
Voltando ao post de ontem… acertou quem respondeu FALSO em todas as frases! Isso mesmo, por incrível que pareça, nenhuma dessas afirmações é verdadeira. Na verdade, não tirei as idéias da minha imaginação… estes são 7 dos principais mitos sobre viagens que as pessoas pregam e acreditam. Li sobre eles em um artigo de Peter Greenberg, na Forbes Traveler.com, e achei bem interessante colocar aqui.

4) Viajar de trem na Europa é mais barato do que viajar de avião.

Trem é uma ótima opção de viagem pela Europa: é confortável, fácil de pegar, as estações ficam perto do centro, e você ainda aproveita paisagens bem diferentes e maravilhosas. No entanto, não é a opção mais econômica.

Na Europa é possível encontrar opções de companhias aéreas chamadas Low-Cost (baixo custo) que vendem passagens muito mais baratas do que as de trem. E mesmo com a taxa de embarque, o trecho aéreo sai bem mais em conta.

Por exemplo, pela Ryanair, você encontra uma passagem de ida e volta fora de temporada de Roma para Frankfurt por 90 dólares. Já uma passagem de trem só de ida para estes mesmos destinos fica em torno de 325 dólares, além, é claro, de demorar 12 horas.

Leia mais

Viagens de trens na Europa - intercâmbio

Passes de Trem



O estudenoexterior.com lista nesta seção diversas informações sobre educação que poderão lhe ajudar em sua busca sobre cursos no exterior, em de graduação, pós-graduação, dentre outros.


Trens Europeus

Na Europa, uma ótima opção de transporte é sobre os trilhos. Percursos lindíssimos em todas as épocas do ano. Principalmente no verão (nosso inverno), muita gente viaja de mochila nas costas. É uma ótima maneira de conhecer muita gente de todas as partes do planeta. Os trens são muito velozes e confortáveis e levam você a todos os tipos de lugares, desde vilas à capitais. São mais de 80.000 partidas diárias. Mas lembre-se sempre: os trens são extremamente pontuais (ex. se o horário de partida for 09:37am, pode ter certeza que ele partirá no horário marcado).

Existem vários tipos de passes de trem: Eurailpass, Europass, Britrailpass e German Rail.


Os passes permitem que você conheça muitos lugares (cidades e países) e pessoas diferentes na Europa. Você pode ir de país à país quantas vezes quiser dentro de um período de tempo. Mas há também a opção de comprar apenas trechos. Dependendo do país, os passes incluem transportes de navio, ônibus e teleférico gratuitos ou com descontos especiais.

Os principais trens internacionais europeus são os trens de alta velocidade: TGV (França), ICE (Alemanha), AVE (Espanha) e ETR 500 (Itália).


As estações ferroviárias na Europa se localizam no centro da cidade e têm um sistema integrado com vários tipos de serviços que um turista precisa: ônibus, metrô e táxi, central de informações e reservas de hotéis (você escolhe e reserva seu hotel por computador diretamente de unidades turísticas), telefones, agências de câmbio e bancos.


O Eurailpass e o Europass não são vendidos na Europa, portanto, caso decida viajar com eles terá de comprá-los aqui no Brasil antes da sua viagem.

O trem é, sem dúvida, o meio mais prático e confortável de viajar pela Europa. São sempre pontuais, as estações possuem diversos serviços, partida e chegada no centro de cada cidade. Os vagões são modernos e possuem poltronas muito confortáveis. Além disso, o passageiro pode saborear deliciosas refeições nos vagões bar e restaurante, disponíveis em diversos trens.

Viajar de trem pela Europa significa ter mais de 300 mil pessoas a seu serviço. O passageiro nunca estará só, mesmo viajando sozinho. Os trens possuem compartimentos separados e isolados para fumantes e não fumantes, carros-leito, vagões bar e restaurante e toda atenção que só uma equipe bem treinada pode oferecer.

Os trens europeus cruzam todo o continente, permitindo que o passageiro transite por até 28 países, com mais de 100 mil destinos. De modo rápido e confortável, durante o dia o passageiro pode descansar e desfrutar de variadas paisagens cinematográficas. À noite, o passageiro descobre como pode ser confortável dormir em um trem, chegando a seu destino sem se preocupar com mau tempo e com o caminho certo a seguir, economizando uma diária de hotel e aproveitando para descansar e ganhar o tempo que seria perdido na viagem. Os trens europeus significam liberdade e independência.

Leia mais