sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Passeio de trem pela Espanha

Nos meus caminhos virtuais, encontrei um blog com uma matéria muito interessante sobre os trens espanhóis. É impressioannte a beleza e a utilidade desse meio de transporte.
Acho que estamos "acordando" para isso com o projeto do "trem -bala" que ligará os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Só lamento o desperdício do que tínhamos de malha ferroviária e carros que foram jogados fora, ou estão apodrecendo ao relento.
Mas vamos falar de coisas boas!
Boa leitura.
Obrigado


*********************************************************************************
"Com o feriado prolongado aqui no Brasil achei tempo para publicar todos os dias, mas as matérias fazem juz a preguiça de um feriadão, pouco elaboradas, pouca pesquisa e muita diversão. O video abaixo, que recebi por email, é uma propaganda da rede estatal RENFE – Rede Ferroviaria de Ferrocarriles Espanhola – de seu trem de alta velocidade que liga Madrid à Barcelona. A frota AVE – Alta Velocidade, formada por trens Alstom – com 24 trens, Talgo Bombadier – com 16 trens, Siemens 103 com 26 carros (estes os comprados mais recentemente) que chegam à 300 km/hora, liga as duas cidades em apenas 3 horas.

Para ler a matéria e ver as fotos, clique aqui

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ferrovia e História

Muito se fala das grandes Estradas de Ferro que cortaram ou cortam São Paulo, Rio e outros estados do Brasil. A Sorocabana, Paulista, Central e Mogiana, entre outras, possuem diversos sites contendo informações e fotos. Porém, pouco ou nada se fala a respeito das inúmeras ferrovias e linhas de menor porte que existiram às dezenas em São Paulo e no Brasil, não obstante sua forte importância no contexto das regiões por elas atendidas.

Essa página então é dedicada essas ferrovias de menor expressão, mas que também tiveram sua importância para a história ferroviária Paulista e Brasileira. Aqui tentamos resgatar um pouco da história e imagens dessas pequenas ferrovias --muitas desaparecidas há décadas--, que são tão pouco conhecidas do público em geral, mas que foram fundamentais em sua grande maioria, para levar o desenvolvimento e o progresso a regiões inexploradas e abastecer com mercadorias e passageiros as grandes e poderosas linhas-tronco das principais ferrovias que cortavam o país.

Por enquanto, as ferrovias disponíveis, algumas ainda em construção, são:

. .

Cia. Estrada de Ferro do Dourado; Um verdadeiro tesouro, agora resgatado!;
Estrada de Ferro São Paulo Minas; Conheça essa história de desenvolvimento;
FERRONORTE - Página não oficial;
Estrada de Ferro Amapá - Página não oficial;
Estrada de Ferro Madeira Mamoré; Eternamente em Obras;
Estrada de Ferro Itatibense; Uma ferrovia (C)Paulista;
Tramway de Santo Amaro - Os primórdios dos trens e bondes em São Paulo;
Estrada de Ferro Sapucahy; Minas revive a R.M.V.;
Estrada de Ferro Perús Pirapora; Um verdadeiro museu ferroviário!!! Não perca !!;
Cia Docas de Santos - A história da ferrovia da Cia. Docas de Santos;
Hidrelétrica de Itatinga - Uma ferrovia na serra do mar;
O Ramal Férreo de Santa Rita - Uma ferrovia entre fazendas de café;
Ferrovia da Cia. City no Rio Pilões (Santos) - Uma ferrovia desconhecida;
O Oleoduto da Serra - EFSJ - Uma iniciativa pioneira da EFSJ;
Trilhos na Serra de Santos - Ainda em Obras, mas já muito interessante;
Usina Henry Borden - Cubatão - Linha Férrea ou Funicular??
Tramway do Guarujá - Um trem corre para a praia.
Tramway da Cantareira - O "Trem das 11"

Vale a pena conferir!!

Clique aqui