terça-feira, 7 de janeiro de 2014

www.webrails.tv - Na Senda do C.F. - nº 38 - Livro ” Funiculares e Teleféricos de Portugual ”

 

 


De: webrails.tv < geral@webrails.tv >
Enviada: Segunda-feira, 6 de Janeiro de 2014 07:30
Para: geral@webrails.tv
Assunto: Portugal - www.webrails.tv - Na Senda do C.F. - nº 38 - Livro " Funiculares e Teleféricos de Portugual "

 

 

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Atualizações "webrails.tv" - semana Nº 38

 

Destaque:

Livro " Funiculares e Teleféricos de Portugal "

No fim de 2013 a Livraria Leitura  no Porto promoveu o lançamento de " Funiculares e Teleféricos de Portugal " pela editora Civilização. A publicação juntou na autoria Alberto Fonseca, António Vasconcelos e Francisco Alba, três engenheiros com formação nas áreas da mecânica e electrotécnica pela Universidade do Porto, ligados ao sector dos transportes, equipamentos funiculares, [...]

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Nacional:

Novo ciclo de greve ao trabalho extraordinário

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF)  iniciou à meia noite de ontém mais um período de greve  na CP, CP Carga e EMEF ao trabalho extraordinário, que se vai prolongar até 31 de janeiro. De fora ficam os sindicatos afectos à UGT e independentes. Citado pelo Jornal Sol  o coordenador da Federação de [...]

2º Curso FIMAQ fecha formação prática das séries UQE 2300 | 2400

A Fernave anunciou que os alunos do 2º Curso Formação Inicial de Maquinistas (FIMAQ) terminaram mais uma etapa na formação para obter conhecimentos e competências como maquinista. Dentro do programa, os formados concluiram a formação prática nas automotoras eléctricas do parque de material da CP das séries  UQE 2300 | 2400.  " Ocorreu no passado dia [...]

Livros:

História de Los Poblados Ferroviarios en España

A publicação "A História de Los Poblados Ferroviarios en España" é constituída por um conjunto de trabalhos, iniciados em 2002, de inventariação e de estudo das povoação ferroviárias sob a coordenação de Domingo Cuéllar Villar, Miguel Jiménez Vega e Francisco Polo Muriel. Trata-se de um trabalho exaustivo e pioneiro, que por isso serve de referência [...]

Internacional:

CFB regular no Luau apontado para Abril

As circulações entre o Lobito e o Luau em serviços regulares operados pelos comboios dos Caminhos de ferro de Benguela (CFB), têm o mês de abril  apontado como data para o inicio das exploração comercial. Segundo José Carlos Gomes,  presidente do conselho de administração do CFB, "Entre Março e Abril será funcional a linha do Luau. Se [...]

Linha do Sena continua com trabalhos de restauração

Foram concluídas na semana passada as obras de restauração de alguns troços da linha férrea de Sena, ligando o Porto da Beira, em Sofala, à vila carbonífera de Moatize, na província de Tete, numa extensão de aproximadamente 575 km, incluindo o ramal Inhamitanga/Marromeu. O propósito da reabilitação dos troços considerados como sendo críticos tem em [...]

Ligação ferroviária Turquia e Paquistão acordada

Na sequência de conversações bilaterais entre Paquistão e Turquia, durante a visita do primeiro-ministro Recep Erdogan a Islamabad, foi assinada no dia 25 de dezembro um memorando de entendimento para construir uma ligação ferroviária entre Islamabad, Teerão e Istambul. O canal ferroviário compreende um total de cerca de 6.500 km de extensão. Distribuidos pelo Pasquistão [...]

Ponto de vista:

Documentário – "uma barragem mais três vales a menos"

Vejam e reflictam, como as (grandes) presas hidroeléctricas, supostamente agentes do progresso, contribuem para o despovoamento e concomitantemente para a morte das comunidades rurais, isto é, da cultura popular. E não olvidar aquelas aldeias – e foram muitas na Península Ibérica – que pura e simplesmente desapareceram submersas. Por "não saberem nadar"… O capitalismo, ávido [...]

Exposição:

Exposição "As Pontes do Rio Douro"

Integrada por imagens em grande formato e texto descritivo das soluções técnicas que caracterizam cada uma das 18 pontes que atualmente atravessam o rio Douro no trajeto nacional, e também por outras que por várias razões foram entretanto demolidas, esta Exposição, agora recebida pelo Museu do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto [...]

Modelismo:

Modelismo Ferroviário Nacional lança vapor HO

As locomotivas a vapor de via larga da série CP 110, que prestaram serviços na rede ferroviária nacional até aos finais dos anos 60 do Séc. XX, vão poder ser vistas em breve  a circular nas maquetas e módulos nacionais. O lançamento do modelo é um exclusivo da loja de modelismo ferroviário Comboios Eléctricos (CE), [...]

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Agenda:

Metro de Lisboa assinala 54 anosactividades

 

Exposição "As Pontes do Rio Douro"até 31 janeiro

Exposição "O Eléctrico de Sintra"  - termina 31 de Março 2014

 

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domingo, 5 de janeiro de 2014

O histórico do desmonte das ferrovias no Brasil

 

Por Cléber Sérgio

Permita-me acrescentar que o sucateamento das ferrovias começou um pouco antes da ditadura militar. Já nos anos JK o transporte ferroviário foi sendo abandonado em prol do rodoviário, o que implicou priorizar a indústria automobilística e explandir as rodovias. A ditadura militar exponenciou tal processo e a privatização da RFFSA jogou a última pá de cal sobre nossas ferrovias, que hoje têm uma ínfima participação na logística de transportes nacional, sem falar irrisório número de passageiros transportados sobre trilhos nas pouquíssimas linhas que restam.

É interessante dizer que o Brasil é o único dos países de dimensão continental que promoveu tal processo de desmantelamento do modal ferroviário. Falar sobre as inúmeras vantagens do modal de transportes ferroviário (trens de carga, de passageiros, metrôs, vlt's etc) sobre o rodoviário é chover no molhado.

Se for conveniente, convido a ler alguns artigos que escrevi e publiquei em meu blog sobre o assunto nos links abaixo:

- O ocaso das ferrovias - da Madeira-Mamoré à Transamazônica -http://observadoressociais.blogspot.com/2009/05/o-ocaso-das-ferrovias-da...

- O ocaso das ferrovias - do metrô ao apagão rodoviário -http://observadoressociais.blogspot.com/2009/07/o-ocaso-das-ferrovias-do...

- O ocaso das ferrovias - do apagão rodoviário à Copa 2014 -http://observadoressociais.blogspot.com/2009/12/o-ocaso-das-ferrovias-do...

- O futuro dos transportes está nos trilhos - http://observadoressociais.blogspot.com/2009/05/o-ocaso-das-ferrovias-da...

-   O metrô de BH se arrasta sobre os trilhos - http://observadoressociais.blogspot.com/2010/04/metro-bh.html

- Se o metrô não vem, BH vai de VLT - http://observadoressociais.blogspot.com/2010/01/se-o-metro-nao-vem-bh-va...

- Bondes - o transporte do futuro - http://observadoressociais.blogspot.com/2010/02/bondes-o-transporte-do-f...

PARA LER MAIS,CLIQUE AQUI

INFORMAÇÕES COPIADAS DO BLOG DO LUIS NASSIF


































































ASSOCIAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PAULISTA
http//www.afeip.org

 
 

Ex-símbolo do desenvolvimento, Mogiana exibe destruição da memória ferroviária



MARCELO TOLEDO
ENVIADO ESPECIAL A CAMPINAS
ISABELA PALHARES
DE RIBEIRÃO PRETO

Outrora símbolo do desenvolvimento econômico do interior do Estado, a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro preserva hoje só resquícios de estações, pontos de parada e trilhos.
As antigas estações, surgidas a partir de 1875, praticamente inexistem ou estão, em muitos casos, abandonadas ou servindo de moradia.
A malha ferroviária, se preservada e melhorada, poderia servir para o transporte, mas foi abandonada e praticamente não há passageiros –a não ser alguns trens turísticos, em pequenos trechos.
Das 52 estações que existiram entre Campinas, onde começava a Mogiana, e Ribeirão Preto –então capital do café–, a situação é desoladora, com 17 estações demolidas, nove abandonadas e outras nove servindo de moradia, algumas em estado ruim.