terça-feira, 26 de abril de 2016

A primeira ferrovia do Brasil nasce em 30 de abril de 1854 ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro.

"A primeira ferrovia do Brasil nasce em 30 de abril de 1854 ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro.


No dia 30 de abril de 1854 são inaugurados 14,5 km de ferrovia ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro. Tem início, assim, com o primeiro trecho da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petropolis, conhecida hoje como Estrada de Ferro Mauá, uma história que fez crescer muitas cidades pelo Brasil e que deixa lembranças nostálgicas de viagens e aventuras. 
Para celebrar a data, a Editora Unesp resgata de seu catálogo narrativas que revelam as marcas e os aprendizados envolvidos na evolução dos trilhos ao longo desses 162 anos."

domingo, 24 de abril de 2016

SÃO PAULO PODERÁ TER DE VOLTA OS TRENS REGIONAIS - SÓ VENDO PRA CRER

"Imagem antiga, da época em que ainda havia ligação turística entre São Paulo Santos, passando por Paranapiacaba, no ABC Paulista. O trem regional para Santos ainda não tem o projeto definido, mas deve usar a área do sistema de cremalheira. (espécie de apoio que auxilia o trem na frenagem durante a descida). Para Jundiaí, as obras devem ficar porntas em 2014 e o trajeto até a estação Água Branca será de 25 minutos. A linha para Sorocaba deve ligar a Capital ao município em apenas 30 minutos, por conta do excessivo número de curvas não será possível utilizar a linha que era da EFS- Estrada de Ferro Sorocabana." 

Reinaldo Ortilieb

"Governo do Estado anuncia mais linhas de trens rápidos
Além das ligações para Santos, Sorocaba e Jundiaí, intenção é fazer o sistema servir as regiões de Piracicaba e Ribeirão Preto"



10 MELHORES VIAGENS DE TREM

"As viagens de trem vêm junto com um gostinho de nostalgia. Muito comuns na Europa, os passeios são considerados verdadeiros clássicos e as linhas são bastante utilizadas entre uma cidade e outra, o que facilita – e muito! – a vida do viajante. Além disso, é um ótimo momento para dar uma pausa, relaxar e admirar a paisagem ao redor, tirar uma soneca e comer bem, já que boa parte das refeições se destacam entre as qualidades dos serviços."

Imagem do transiberiano



TREM DE DOIS ANDARES, QUANDO CHEGARÃO POR AQUI?


Fico imaginando quando teremos os trens, de longa distância,  de passageiros de volta nos trilhos do Brasil!
Essa já é uma realidade em diferentes países como, por exemplo, EUA, Rússia entre outros. Na imagem acima, vemos um dos últimos modelos a circularem pelas extensas ferrovias norte-americanas. 
Exemplo para quem se preocupou e investiu apenas em rodovias e no transporte individual.





PRIVATIZAÇÃO = DESTRUIÇÃO

Compartilhando matéria do Cooreio de Corumbá.

Dilson Fonseca || Correio de Corumba
Inicialmente vamos fazer um histórico sobre o processo de privatização da RFFSA implementado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, o FHC. E que resultou.
A REDE FERROVIÁRIA FEDERAL SOCIEDADE ANÔNIMA - RFFSA - era uma sociedade de economia mista integrante da Administração Indireta do Governo Federal, vinculada funcionalmente ao Ministério dos Transportes.
RFFSA foi criada mediante autorização da Lei nº 3.115, de 16 de março de 1957, pela consolidação de 18 ferrovias regionais, com o objetivo principal de promover e gerir os interesses da União no setor de transportes ferroviários. Durante 40 anos prestou serviços de transporte ferroviário, atendendo diretamente a 19 unidades da Federação, em quatro das cinco grandes regiões do País, operando uma malha que, em 1996, compreendia cerca de 22 mil quilômetros de linhas (73% do total nacional).
Em 1992, a RFFSA foi incluída no Programa Nacional de Desestatização, ensejando estudos, promovidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, que recomendaram a transferência para o setor privado dos serviços de transporte ferroviário de carga. Essa transferência foi efetivada no período 1996/1998, de acordo com o modelo que estabeleceu a segmentação do sistema ferroviário em seis malhas regionais, sua concessão pela União por 30 anos, mediante licitação, e o arrendamento, por igual prazo, dos ativos operacionais da RFFSA aos novos concessionários, Em 1998, houve a incorporação da Ferrovia Paulista S.A. - FEPASA à RFFSA, ao que se seguiu, em dezembro desse ano, a privatização daquela malha.