sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Viajando de trem pela Europa

A malha ferroviária da Europa proporciona amplas possibilidades de viajar entre cidades e países com segurança e conforto, seja em agradáveis passeios em trens panorâmicos ou em rápidas viagens em trens expressos.

Os vagões são modernos e as poltronas confortáveis, são relativamente silenciosos e possume vagões restaurante e bar. Alguns trens possuem compartimentos separados e isolados para fumantes e não fumantes, carros-leito, e equipe de atendimento a bordo.

Na Europa viajar de trem é uma boa opção, além da possibilidde se se fazerem percursos com paisagens bonitas em todas as épocas do ano. É um meio de transporte democrático, ou seja, para mochileiros e descolados, sofisticados e exigentes.

São mais de 80.000 partidas diárias entre capitais e cidades e todos os trens são extremamente pontuais.
Existem diversos tipos de passes de trem, Eurailpass, Europass, Britrailpass e German Rail, que possibilitam uma infinidade de coenxões e destinos.

O QUE SÃO OS PASSES DE TREM?

São como "passaportes" que permitem que faça viagens de trem dentro de um período segundo determinadas regras, sem que haja necessidade de comprar tickets a cada viagem.

Leia mais em

http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2006/4/1/viajando-de-trem-pela-europa.html

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Brasil está desenvolvendo trem que levita sobre trilhos magnéticos

Luana Lourenço - 31/07/2008


A roda vai ficar no passado com a chegada da levitação magnética para veículos. A aposta do professor Richard Stephan, da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) tem um motivo: ele é o coordenador do projeto do primeiro trem desse tipo desenvolvido no Brasil, o Maglev-Cobra.

Trilhos magnéticos

A idéia é substituir trilhos convencionais por "trilhos de ímãs" para transporte urbano de passageiros, a uma velocidade média de 70 quilômetros por hora, semelhante à dos metrôs.

"É uma levitação que é possível obter usando ímãs e supercondutores, efeito conhecido como diamagnetismo. Dentro dessa possibilidade se evita a necessidade de rodas e trilhos; é mais parecido com um avião do que com metrô", detalha o professor.

Vantagens do trem magnético

O veículo, segundo Stephan, tem vantagens comparativas de implantação, custos operacionais e gasto energético em relação a um sistema convencional de metrô sobre trilhos. "Uma das vantagens é que as obras de construção civil vão ser mais baratas. As obras de construção civil representam o maior custo na implantação de qualquer transporte urbano. Estimamos que o custo pode ser reduzido a um terço do valor de um metrô subterrâneo", compara.

"Além disso, enquanto a relação entre energia necessária para movimentar um passageiro por um quilômetro é de 2,8 mil quilojoules para um carro e até 4,2 mil para um avião, é de 25 no Maglev", compara o professor.

Mini-vagões

O trem será composto de módulos de um metro de comprimento - com capacidade para oito passageiros cada -, que, articulados, dão ao veículo formato semelhante ao de uma cobra. A estrutura também permite que o veículo faça curvas de 30 metros de raio, enquanto os trens convencionais precisam de pelo menos 150 metros, o que demanda mais custo e espaço disponível para implantação.

O Maglev-Cobra deve ganhar uma linha de testes de 114 metros dentro do campus da UFRJ. A construção do projeto depende do financiamento de cerca de R$5 milhões, que o pesquisador pediu ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "Esse valor é quatro mil vezes menos que o Brasil gasta por ano com acidentes rodoviários", compara.

Impulsionando tecnologias

Até 2010, a meta é instalar uma linha de três quilômetros de trilhos de imã para o Maglev-Cobra dentro da Cidade Universitária da UFRJ, entre o hospital e reitoria. A linha serviria de início para o ambicioso projeto de ligar o Aeroporto do Galeão à Praça da Cinelândia no centro do Rio de Janeiro. "Como o veículo é silencioso, vai poder ser colocado em vias elevadas, ou margeando rios, canais, em canteiros centrais e isso vai baratear a obra", calcula.

"Além de transportar pessoas, a idéia é impulsionar tecnologias. O paradigma de transporte público no Brasil ainda é o metrô. Estamos propondo um modelo para o século 21", conclui Stephan.

Trem de alta velocidade

O Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo (TAV RJ-SP) ou ainda TAV Brasil é um projeto do governo federal de trem de alta velocidade ou de média velocidade com a função de interligar as duas principais metrópoles brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. Um projeto antigo e original já previa, desde 2004, a instalação de um ramal de trem rápido entre Campinas e São Paulo, denominado trem Expresso Bandeirantes, cujo projeto, desde janeiro de 2007, foi "congelado".[1] Como alternativa, o novo estudo técnico de viabilidade sobre o traçado preliminar do trem de alta velocidade ("trem bala"), incluiu ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro numa só linha de 518 km de extensão.[2]

O projeto marca a retomada do Brasil no investimento em transporte ferroviário, depois de quase meio século de degradação da malha ferroviária nacional. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, informou que o trem-bala estará pronto integralmente para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no país[3].

Além da integração de três regiões metropolitanas, o TAV ligará os dois maiores aeroportos internacionais do Brasil: Guarulhos e Tom Jobim, além de Viracopos. Haverá também uma parada no Campo de Marte, aeroporto de pequeno porte em Santana, na zona norte da capital paulista[4].