domingo, 5 de janeiro de 2014

O histórico do desmonte das ferrovias no Brasil

 

Por Cléber Sérgio

Permita-me acrescentar que o sucateamento das ferrovias começou um pouco antes da ditadura militar. Já nos anos JK o transporte ferroviário foi sendo abandonado em prol do rodoviário, o que implicou priorizar a indústria automobilística e explandir as rodovias. A ditadura militar exponenciou tal processo e a privatização da RFFSA jogou a última pá de cal sobre nossas ferrovias, que hoje têm uma ínfima participação na logística de transportes nacional, sem falar irrisório número de passageiros transportados sobre trilhos nas pouquíssimas linhas que restam.

É interessante dizer que o Brasil é o único dos países de dimensão continental que promoveu tal processo de desmantelamento do modal ferroviário. Falar sobre as inúmeras vantagens do modal de transportes ferroviário (trens de carga, de passageiros, metrôs, vlt's etc) sobre o rodoviário é chover no molhado.

Se for conveniente, convido a ler alguns artigos que escrevi e publiquei em meu blog sobre o assunto nos links abaixo:

- O ocaso das ferrovias - da Madeira-Mamoré à Transamazônica -http://observadoressociais.blogspot.com/2009/05/o-ocaso-das-ferrovias-da...

- O ocaso das ferrovias - do metrô ao apagão rodoviário -http://observadoressociais.blogspot.com/2009/07/o-ocaso-das-ferrovias-do...

- O ocaso das ferrovias - do apagão rodoviário à Copa 2014 -http://observadoressociais.blogspot.com/2009/12/o-ocaso-das-ferrovias-do...

- O futuro dos transportes está nos trilhos - http://observadoressociais.blogspot.com/2009/05/o-ocaso-das-ferrovias-da...

-   O metrô de BH se arrasta sobre os trilhos - http://observadoressociais.blogspot.com/2010/04/metro-bh.html

- Se o metrô não vem, BH vai de VLT - http://observadoressociais.blogspot.com/2010/01/se-o-metro-nao-vem-bh-va...

- Bondes - o transporte do futuro - http://observadoressociais.blogspot.com/2010/02/bondes-o-transporte-do-f...

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INFORMAÇÕES COPIADAS DO BLOG DO LUIS NASSIF


































































ASSOCIAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PAULISTA
http//www.afeip.org

 
 

Um comentário:

Jeová Barboza de Lira Cavalcanti disse...

Quem na realidade é ou são o(s) culpado(s) por esse desmonte de nossas estradas de ferro em todo o país. Se nos mirarmos para as malhas ferroviárias da extinta RFFSA (Empresa administrada pelo Ministério dos Transportes) ou da FEPASA (pertencente ao Governo de São Paulo) ou qualquer outra ferrovia que tenha sido privatizada, o que observamos é um abandono total desse patrimônio que já foi o ícone do desenvolvimento nacional, abrindo fronteiras, fazendo nascer pequenas vilas ou povoados que vieram a se transformar em grandes cidades ou metrópoles. Mas a insensibilidade ou irresponsabilidade de nossos governantes que promoveram um processo de privatização que não definia se as concessionárias seriam obrigadas a manter e preservar os bens que compunham o patrimônio e a história de das ferrovias no Brasil; não havia tanbém quaisquer obrigações quanto a nonos investimentos no que diz respeito à reforma e ampliação do sistema ora existente, nem do que era essencial: os trilhos por onde os trens deveriam circular. E em sendo o que interessava à iniciativa privada era apenas ganhar e muito dinheiro, o foco seria transportar cargas e utilizar o que tinham à disposição, indo aos poucos abandonando os ramais que considerassem não rentáveis. E, assim chegamos ao estágio em que nossas ferrovias se encontram - fruto de concessões mal feitas e sem sentido de patriotismo, que tinham como objetivo, segundo os governos da época, reduzir os gastos públicos para fazer o "Brasil voltar a crescer e ter condições de receber novos investimentos estrangeiros". Deu certo? Não sabemos.... O que temos certeza é de que nosso sistema ferroviário foi desativado, abandonado e virando (ou virou) SUCATA. São estações em ruína ou invadidas, lastro da malha ferroviária tendo os trilhos aterrados ou arrancados, vagões de cargas e passageiros e locomotivas corroídos pela ferrugem, transformados em verdadeiros cemitérios de ferros velhos. UMA VERGONHA PARA UMA NAÇÃO QUE DESEJA TORNAR-SE GRANDE DIANTE DO MUNDO, MAS QUE ENGATINHA COMO UM PAÍS DE TERCEIRO MUNDO, QUE NÃO VALORIZA SUAS RIQUEZAS E PATRIMÔNIO E OS ENTREGA PARA QUE SEJAM DILAPIDADOS COMO FOI O CASO DE NOSSAS ESTRADAS DE FERRO, QUE FORAM TÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA "MÃE GENTIL"! Cabe aos nossos políticos começarem a gritar e correr em socorro desse patrimônio que ora agoniza...
Jeová Barboza - Timbaúba - PERNAMBUCO