segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Cadê o trem que estava aqui?

Amigos,

É com prazer que compartilho um artigo da escritora: Fátima Venutti.
Ela nos apresenta boas novas em relação ao apito do trem que traz notícias interessantes lá de Santa Catarina.

Saulo

Cadê o trem que estava aqui?

Enquanto por um lado propõe-se a instalação do rodízio de carros em Blumenau, a implantação da Ferrovia das Bromélias, entre Rio do Sul e Apiúna, é saudada pelos aficionados por trem (inclua-se esta escritora) de forma efusiva. Como paulistana, experimentei por anos o rodízio existente naquela metrópole, desde a sua implantação e convivi com os vários aspectos positivos (melhora da qualidade do ar e trânsito mais rápido) e negativos (fraudes e adulteração das placas, maior número de veículos antigos e com irregularidade de documentação circulando).
O trem? Ah, somente quem já experimentou o sacolejo do vagão, o som do apito inconfundível ao chegar à estação ou ainda, a visão da luz de uma locomotiva invadindo o espaço e cortando as dormentes é que sabe o valor e gosto de sentir essa nostalgia.
A cidade cresce em ritmo acelerado e perde-se, assim como outras do Vale, na importância do resgate de um dos meios de transportes mais econômicos, nostálgicos e eficazes: o trem. Nesse trilho, o núcleo regional da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) trafega na contramão desse crescimento tentando manter o que resta e resgatar dormentes perdidas, tomadas pelo mato e esquecidas pela ambição do progresso.
No contraponto do crescimento demográfico e da evolução da tecnologia nos transportes, como cidadã que necessita transitar com conforto, rapidez e segurança pela cidade pergunto: Cadê o trem que estava aqui?
Talvez a discussão possa ser ainda mais "sacolejada" oportunizando o tema com grupos ambientalistas e ciclistas que lutam incansavelmente por projetos que beneficiam ciclovias. O transporte da “loira” Blumenau merece ser discutido por pessoas que intencionam muito mais do que a rapidez e segurança. Saúde, resgate histórico-cultural e ainda uma boa pitada para o Turismo deixariam a cidade e seus habitantes mais felizes. Piuíiiiiiiiiiiiiiii

Fátima Venutti
Escritora

Rua Curt Hering, 149 – apto 6 – Centro – Blumenau/ SC
Tel: 3035 7267 / 9137 8016
e-mail: venuttiana@hotmail.com

Nenhum comentário: