sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Caminhos do Trem recupera a história do universo ferroviário no Brasil

Escrito por São Paulo
quarta-feira, 17 de dez de 2008 07:29
Especial da revista História Viva revive a saga do trem, desde as ferrovias do café aos projetos de trens-bala para integração de grandes cidades.
A publicação, da Duetto Editorial, lança nas bancas de todo o país a série Caminhos do Trem – Apogeu, decadência e retomada da ferrovia no Brasil. A edição especial, em seis volumes, retoma a trajetória do trem no país, desde a ferrovia pioneira inaugurada no Rio de Janeiro em 1854, até as perspectivas para o século XXI, com os projetos dos trens-bala e dos trens de levitação magnética para a interligação de grandes cidades. “A idéia não é relembrar os bons tempos, de forma saudosista e romântica. A série busca retomar a história do trem para apontar um erro histórico e de estratégia: o abandono de um meio de transporte limpo, barato e eficiente, que resultou no sucateamento da malha rodoviária e no esgotamento dos aeroportos”, destacou Alfredo Nastari, diretor geral da Duetto Editorial e publisher da série.
Dirigida ao grande público, com especial interesse para pesquisadores e profissionais ligados à História e às Ciências Humanas, Caminhos do Trem procura contribuir com o debate para a proposição de soluções ao transporte no país ao evocar a epopéia das ferrovias brasileiras, resgatando os acertos do passado, fazendo um balanço do presente e oferecendo prognósticos para o futuro.
O entusiasmo do período imperial, o incremento da malha férrea graças ao café, a organização da categoria dos ferroviários, o avanço das cidades em torno das estradas de ferro, os desafios da engenharia e a decadência do trem são apresentados por historiadores e outros estudiosos das estradas de ferro e da memória ferroviária nacional, em edições ricamente ilustradas.
A série propõe, ainda, uma reavaliação em torno do culto ao automóvel, instaurado na década de 60 – um tema oportuno, sobretudo em um momento em que os países mais desenvolvidos têm criado programas para desestimular o uso de veículos particulares nos centros urbanos. O especial Caminhos do Trem – Apogeu, decadência e retomada da ferrovia no Brasil tem circulação nacional em bancas de jornal e está à venda pelo site www.lojaduetto.com.br, ao preço de R$ 12,90 por exemplar.
A Duetto Editorial é resultado da associação de duas tradicionais editoras, a Ediouro Publicações, do Rio de Janeiro, e a Editora Segmento, de São Paulo. Organizada em duas divisões de publicações, é responsável, na área de Conhecimento, pelas revistas Scientific American Brasil, História Viva e Mente&Cérebro. No grupo Estilo estão Cabelos&Cia, Estética Moda Cabelo e L´Officiel Brasil.

http://www.diarioregional.com.br/website/index.php?option=com_content&task=view&id=3605&Itemid=31

Nenhum comentário: