OpiniãoEditorial: Nos trilhos do trem
Da Redação
Quinta-feira - 26/06/2008 - 03h01
Excelente notícia o anúncio de R$ 30 milhões em investimentos para recuperar e modernizar a malha ferroviária que passa pela região de Araçatuba. Além de importante via de escoamento de tudo o que é produzido na região, a utilização das linhas férreas desafoga as rodovias, ajudando na preservação do asfalto o que, por conseqüência, deve culminar em tarifas menores para os usuários das vias pedagiadas de todo o País.Se o trem não fosse um meio de transporte eficaz, linhas férreas não cortariam um país gigantesco, com dimensões continentais, como é o caso dos Estados Unidos, tanto para o transporte de cargas quanto para passageiros. Além de passar por cenários paradisíacos, os viajantes de trem economizam recursos que podem ser despendidos em alimentação, suvenires, hospedagem e bem-estar, além de contribuírem para a redução da emissão de poluentes causadores do efeito estufa. Já na Europa, é possível viajar por diversos países pelos trilhos dos trens. No Japão, o trem bala é responsável pelo deslocamento de milhares de japoneses. Somente no Brasil, após o melhoramento das condições rodoviárias, os trens foram esquecidos, tanto como meio de transporte para passageiros, quanto para o escoamento de produção para portos e outras regiões.Não é à-toa que a qualidade de grande parte das rodovias nacionais é deplorável. Depreciadas pelo abuso de caminhoneiros que carregam, visando baratear o frete e diminuir o trabalho, mais carga do que o permitido, nem mesmo as grandes somas de dinheiro arrecadadas pelos cofres da União, dos Estados e dos Municípios são capazes de manter o asfalto em condições de tráfego. Sem contar as inúmeras estradas que existem no mapa, mas que na realidade não passam de locais para a prática de ralis, devido ao trânsito impossível. Muitas destas estradas, especialmente as localizadas na região norte do Brasil, sequer existem, embora constem em mapas existentes e, pasmem!, asfaltadas.São estes, e muitos outros motivos que poderiam ser enumerados, que fazem com que seja recebida com alegria a manutenção e modernização das estradas férreas nesta região. Será, além de uma maneira eficaz de transportar celulose, cana, etanol, calçados e outros produtos, um grande trunfo poder ver o marco inicial de várias cidades voltar a fazer parte da história e, principalmente, do progresso latente. Não dá para esquecer que inúmeras cidades, dentre as quais Araçatuba e Penápolis, nasceram pelos trilhos do trem, tendo como marco um vagão deixado para a manutenção das marias-fumaça e descanso dos operários.Fontehttp://www.folhadaregiao.com.br/noticia?93830&PHPSESSID=2f1ef7915731d8f
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