quinta-feira, 26 de março de 2009

PLATAFORMA 7

Um outro espaço para se refletir sobre a questão dos trens no Brasil.

Vale a pena visitar:


PLATAFORMA 7

O TEXTO, ABAIXO, FOI COPIADO DO BLOG!

A resposta: por que não? Por que o Brasil "optou" pelo transporte rodoviário e destruiu sua rede ferroviária?
Hoje ainda temos um razoável serviço de trnsporte de carga por trens. Mas o que sobrou para passageiros são pequenas linhas regionais sobrevivendo precariamente com o esforço de uns poucos fanáticos.
Existem vários sites dedicados a preservar a memória ferroviária brasileira. Os responsáveis por esse trabalho são quase heróis, sem qualquer tipo de apoio. Trabalham por puro entusiasmo.
Já tive minha chance de viajar (bem) pelo Brasil entre São Paulo e o interior ou no Expresso de Prata Rio-São Paulo. Mas este blog não tem nada a ver com nostalgia. Eu penso em termos de futuro. E esperança de que um dia essa mentalidade "rodoviária" mude. Candidatos a eleição sempre usam o trem de passageiros como promessa de campanha, mas pouca coisa de concreto acontece.
Neste blog pretendo dar alguns testemunhos pessoais, como a grande viagem que realizei recentemente pelo centro da Europa, só de trem. E também divulgar notícias sobre trens de passageiros no Brasil e no mundo.
E, claro, responder às perguntas: por que trens de passageiros? Por que é muito melhor viajar de trem do que de avião ou carro? Quais são os melhores trens do mundo? Como poderia ser cruzar o Brasil de trem?
Conto com sua colaboração.

Nenhum comentário: