sexta-feira, 10 de abril de 2009

CLIPPING ANPF

Para conhecimento dos leitores

Informativo mensal da Associação Nacional de Preservação Ferroviária - MARÇO 2009
Almoço de confraternização pelo 8º Aniversário da ANPF
Tivemos no final do mês de março um almoço comemorativo pelo 8º Aniversário da ANPF, ocorrido em 01/03/2009. Foi um momento de grande alegria e descontração, momento que serviu para reencontro de velhos companheiros nestes oito anos de lutas e também para rememorar nossas conquistas. Trazemos aqui algumas fotos do encontro e agradecemos a todos os associados e amigos que prestigiaram nosso evento. (fotos por Gilberto C. Coiahy Rocha.)


Estação de Sabaúna concorre para tornar-se Ponto de Cultura
É com prazer que trazemos a público esta informação a respeito do andamento de um dos nossos projetos para a Estação de Sabaúna, que além de nossa sede, abriga nosso pequeno Museu Ferroviário e atende à população local em atividades educacionais e de tradição. Eis as palavras de nossa colega Marineis:
O Ponto de Cultura é um projeto do Governo Federal, cujo objetivo é manter a cultura do povo brasileiro viva, através de suas manifestações de forma regionalizada e abragente.
Existe no Brasil inteiro e está divulgando e preservando nossa cultura e nossa história. Em Mogi das Cruzes existe há sete anos o Ponto de Cultura, que neste ano foi transformado em Pontão de Cultura, e desta forma, ampliando o projeto na nossa região. O Pontão de Cultura criou vários Núcleos de Cultura, a partir do trabalho já desenvolvido nas comunidades, desta forma, a estação de Sabaúna, foi transformada em um desses núcleos.
Apresentamos um projeto ao Pontão, institulado "ESTAÇÃO CULTURAL SABAÚNA", onde propomos a criação do núcleo a partir do nosso trabalho, existente há 10 anos no Distrito. O núcleo Estação Cultural Sabaúna, recebe oficinas subsidiadas pelo Pontão de Cultura e as desenvolve na própria comunidade.
Sabaúna, por sua história, possui uma veia de cultura popular muito latente e nosso trabalho, o Projeto Giramundo - Bonecos Gigantes de Sabaúna, vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos, além do mais, Sabaúna tem um carnaval de rua à moda antiga, com marchinhas, bonecões e foliões.
Isso por si só caracteriza a riqueza da cultura popular que se acentua por aqui e, pensando nisso, resolvemos direcionar os trabalhos do núcleo do Ponto de Cultura para essa área mesmo.
Por isso, as oficinas oferecidas aqui são as que vão potencializar ainda mais este trabalho. São elas: - Escola de Bateria Mirim - Oficina de Mestre de Bateria - Literatura de Cordel - Bonecos Gigantes e Máscaras alegóricas - Música na Estação
E em breve, voltaremos ao Projeto Cinema na Estação.
Em março, a ANPF assinou um contrato com a ONG Opção Brasil - Pontão de Cultura que vigora até dezembro de 2009. Por conta desse Projeto, no dia 16/03/2009 recebemos aqui na estação de Sabaúna, a visita do Sr. Célio Turino - Secretário de Projetos e Programas Culturais do Ministério da Cultura, que nos indicou a concorrer no edital para Ponto de Cultura, pois nosso trabalho aqui já se caracterizou como Ponto de Cultura e não mais, como núcleo. Certamente vamos entrar nessa briga, são 300 novos Pontos de Cultura só para o estado de São Paulo. Marineis Limeira Dias Coordenadora do Projeto Estação Cultural Sabaúna
Venha conhecer o Brasil de trem!
Os bons tempos estão de volta, vocês podem participar desta mega-excursão que divulgamos a pedido do colega Gilson Vieira, de Salvador (BA). Vejam aqui os detalhes.
ABF faz exposição no aniversário de Bebedouro (SP)
Recebemos e divulgamos convite do pessoal da ABF de Bebedouro para participarmos das festividades do aniversário da cidade. No dia 30/04 estarão na Estação Ferroviária para homenagear os ferroviários e inaugurar as placas da ABPF em sua sede e no Museu dos Ferroviários. Nos dias 01, 02 e 03 de maio estarão com todas as suas maquetes no pátio da Estação em exposição para o público em geral. Quem quiser participar fique à vontade.
Até o próximo
Se você não quiser mais receber este informativo da ANPF, basta comunicar-nos pelo e-mail com@anpf.com.br, que cancelaremos o envio.DIRETORIA DE COMUNICAÇÃOASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA - ANPFwww.anpf.com.br

Nenhum comentário: