sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Patrimônio ferroviário é tema de debate em Paranaguá

Entidades e governos estudam meios para criar novas linhas turísticas, aproveitando material e trechos não explorados pelas concessionárias
imprimir enviar por e-mail 09/10/2009

O Brasil tem 37 trens turísticos em operação. A ampliação dessa oferta foi um dos assuntos debatidos nesta sexta (9/10) durante o I Encontro das Cidades Históricas e Turísticas. O foco da discussão foi a utilização do patrimônio material e imaterial da extinta Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA).

O debate reuniu representantes do Ministério do Turismo, Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (IPHAN), de movimentos dos ferroviários e de secretarias estaduais e municipais de turismo de todo o pais. O patrimônio em questão são estações, composições, trechos ferroviários, mobiliário, imóveis entre outros.

Durante a reunião, houve consenso de que apenas uma ação integrada entre governo federal, municípios e sociedade civil organizada será capaz de solucionar o problema. A parceria está sendo formalizada com a criação de um grupo de trabalho coordenado pelo Ministério do Turismo. O MTur já tem cerca de 40 projetos para investimentos em linhas turísticas sob análise.

Para ler mais, clique aqui

Nenhum comentário: