sexta-feira, 12 de março de 2010

Cravinhos, suas estações ferroviárias. Imagens da estação nova e de seus arredores

Vale a pena conferir.

Estação Nova de Cravinhos, 1981. Acervo Fernando Pereira.
Fonte: Estações Ferroviárias do Brasil.

Cravinhos e suas estação ferroviárias.
Pode-se afirmar que Cravinhos surgiu e teve um relativo desenvolvimento graças a dois fatores fundamentais - o café e a ferrovia. Obviamente demais fatores contribuiram com alguma significância para a cidade, mas os dois fatores são de suma importância.
Devemos entender que o café foi historicamente um dos produtos que mais projetou o Brasil no mundo e a região onde está inserido o município de Cravinhos era a maior produtora do mundo no início do século XX, todo esse café tinha que ser transportado, para isso havia uma vasta rede ferroviária.
O município de Cravinhos possuia seis estações, além da mais conhecida, que nota-se ainda hoje na região central, são elas: Bifurcação, Tibiriça, Arantes, Fagundes, Alvarenga, Manoel Amaro e Buenópolis que ficava na divisa entre Cravinhos e Ribeirão Preto.
Foto da Estação Nova de Cravinhos, 2009.
Arquivo: Alexandre de Freitas.

A estação nova de Cravinhos.
A estação nova de Cravinhos foi inaugurada em 1964, próximo a rodovia Cravinhos-Serrana (rod. Ângelo Cavalheiro) fica novo traçado da Mogiana, no início foi chamada de "E 2" depois passou a ser chamada de Cravinhos.
Nas suas próximidades ainda nota-se casas da vila ferroviária. Transportou passageiros até 1997, hoje como quase todas as ferrovias, só transporta cargas.

Veja o site. Clique aqui

Nenhum comentário: