terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ferrovia na Alemanha

Por Amadeu Miguel Gomes & Luis Carlos de Oliveira
Fonte - Internet

A Alemanha possui uma ampla malha viária, com boa interligação entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos. O desenvolvido sistema de transportes corresponde ao modelo de um país com pólos econômicos e habitacionais descentralizados.

Uma malha eficiente de transportes é indispensável para o desenvolvimento econômico e o bem-estar social de uma nação como a Alemanha. Fortemente descentralizadas, as atividades políticas, industriais, financeiras, de comércio exterior, judiciárias, universitárias, culturais e turísticas distribuem-se por várias regiões. Matérias-primas e produtos semi-acabados, por exemplo, circulam pelo território nacional desde os portos e fábricas até serem finalizadas e chegarem ao consumidor.

Ao mesmo tempo, muitos alemães cultivam o hábito de viver em pequenos povoados, deslocando-se por dezenas ou até centenas de quilômetros todos os dias até seu local de trabalho e estudo, ou mesmo de lazer e para algumas compras. Aos turistas, a rede de transportes permite uma turnê por cidades e regiões relativamente distantes em pouco tempo.

Um país que tem o comércio exterior como principal motor da sua economia requer vias desenvolvidas. A malha viária alemã não une apenas os recantos nacionais. Hoje, ela faz parte do sistema de transportes da União Européia, permitindo mobilidade sem barreiras às pessoas e mercadorias. Com a ampliação da UE para o Leste Europeu, as rodovias, ferrovias e hidrovias alemãs vêem reforçando o seu caráter de ligação entre Europa Ocidental e Oriental.

Rodovias - A Alemanha é conhecida como o país do automóvel. No início de 2004, havia 54,08 milhões de veículos registrados, dos quais 45,02 milhões de carros de passeio, para uma população de 82 milhões de habitantes. Em consonância com estes dados, a malha rodoviária é de longe a maior da Alemanha. Em 2002, as estradas interurbanas somavam 230,8 mil quilômetros, dos quais 11,8 mil de auto-estradas. Também pelo asfalto flui a maior parte do trânsito de pessoas (quase 48,4 bilhões de deslocamentos individuais em 2001) e de cargas (cerca de 2,9 bilhões de toneladas).

Diante dos prejuízos causados pelos caminhões às estradas, o governo alemão tem procurado fomentar outras opções de transporte, sobretudo o ferroviário. Neste sentido, está sendo implementado um sistema de pedágio inédito em todo o mundo. O deslocamento dos caminhões pelas auto-estradas será fiscalizado por sensores e satélites, com a conta remetida ao proprietário do veículo. O início da cobrança, entretanto, vem sendo adiado devido à complexidade tecnológica do empreendimento. Ao contrário de grande parte dos países europeus, não existe pedágio para carros de passeio na Alemanha. Este fato e a boa conservação das estradas beneficiam os milhões de turistas europeus que atravessam o território alemão em suas férias.

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