sexta-feira, 6 de março de 2009

Trens da CBTU viram galeria a céu aberto

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU, em parceria com os artistas OsGemeos e ISE, trará ao metrô do Recife, nessa segunda-feira, 09, dentro do programa A Cultura nos Trilhos, o projeto Whole Train 2007 Nordeste Tour. Esse projeto, idealizado pelos artistas OsGemeos e Ise, tem como objetivo, levar arte a população, em geral, e usuários que circulam nos trens. A idéia, segundo os organizadores, é transformar os trens em grandes obras de arte móveis, ou seja, uma galeria a céu aberto, proporcionando, dessa forma, que o público tenha contato com a arte, em vários pontos das cidades, oferecendo uma nova maneira de apreciar a arte além dos museus e galerias. O projeto tem o patrocínio de um grupo de colecionadores de arte, chamado Proartecontemporanea, que sensibilizados pela ideologia do projeto se juntaram e estão patrocinando os artistas.
Integrado ao projeto, a CBTU, em parceria com os artistas, estará promovendo eventos paralelos e complementares a pintura dos trens, com atividades artísticas e educativas, tais como: visitas de estudantes, integração com os artistas grafiteiros locais, além dos artesãos e artistas plásticos locais.
Whole Train é arte móvel - Agora, chegou a vez do Nordeste ganhar esse presente, e ter seus trens da CBTU grafitados. As cidades escolhidas, inicialmente, foram Recife, onde dia 9 de abril, começam a grafitagem, com dez dias de trabalho e, logo após em João Pessoa, os trabalhos serão iniciados no dia 21 de abril, com término prevista para o dia 25, do mesmo mês. Os trabalhos desenvolvidos para essas regiões, são inspirados nos temas regionais e folclóricos de cada cidade. Além dos Osgemeos e da Ise, que são conhecidos e conceituados internacionalmente, participarão grafiteiros vindos da Alemanha, especialmente para os eventos em Recife e João Pessoa que são: Loomit, Peter.M e Robert.
O projeto Whole Train teve início em São Paulo, onde foram grafitados dois trens, no ano de 2002. Devido ao grande sucesso e repercussão na mídia, nacional e internacional, foram executadas novas grafitagens em trens e metrôs do Brasil: São Paulo, com a pintura de dois trens; Porto Alegre, em parceria com a Trensurb, a execução da grafitagem de dois trens; Rio de Janeiro com a Supervia, com a grafitagem também de dois trens inteiros.
Todo o projeto está sendo documentado através de fotos e filmagens que serão exibidas, posteriormente, num vídeo-documentário e numa exposição de fotografias que percorrerá o Brasil, e no exterior, nas cidades de Berlin e Nova York. Também será confeccionado um catálogo contendo todo o trabalho documentado durante a turnê.
Cultura nos Trilhos é também inclusão social - O programa A Cultura nos Trilhos valoriza a produção artística e cultural dos municípios que integram as cidades onde estão localizadas os Sistemas de Trens Urbanos da CBTU (Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió, Natal e Recife), já que a grande maioria desses artistas não têm acesso à mídia, nem a locais para a apresentação de seus trabalhos. Além de criar oportunidades de encontro e circulação destas produções para o público, estimula a formação e a organização dos empreendedores do setor cultural nestas cidades.
A Cultura nos Trilhos oferece espaço físico (estações e trens) e virtual (Portal e sites CBTU) para apresentação e divulgação, inclusive junto a mídia, das manifestações artísticas e culturais desenvolvidas nas cidades onde a CBTU opera trens, contribuindo para a afirmação e qualificação da produção artística e cultural nestas metrópoles.
São diversos eventos através de diferentes projetos, ações e atividades classificadas em: Folclore, Música & Dança, Pintura & Escultura, Poesia & Prosa, Teatro & Cinema, Educação & Esporte, tais como:
Trem do Forró em João Pessoa e Maceió; Trem do Frevo e trem Matuto em Recife.
Estação Arte em Recife onde os usuários do sistema têm acesso, todas as sextas-feiras, à música de qualidade, gratuitamente, na Estação Recife, com shows que acontecem, sempre no final da tarde e vem atender a necessidade levar a arte onde o público está.
Talento Pernambucano também em Recife transformando as estações em galerias de arte, valorizando, dessa forma a cultura de Pernambuco.
Pinturas temáticas de locomotivas em Maceió são as Locomotivas Brasileirinha e estrela radiosa.
Quarta Cultural em Belo Horizonte, com apresentações, na plataforma da Estação Central, de teatro de bonecos, circo, desfiles de moda, produções audiovisuais e manifestações folclóricas. Algumas apresentações permitem mobilidade sendo realizadas em diversas plataformas e estações. O sucesso do projeto é tanto que já faz parte do calendário cultural da cidade.
Trem da Criança em Recife, João Pessoa e Maceió e Usuário do Futuro em Natal, são atividades culturais e recreativas para as crianças, assim como a promoção de eventos educacionais visando conscientizar as crianças e os adolescentes sobre o uso e a importância de se preservar o trem urbano.

Fonte:
http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=7995

Nenhum comentário: