quarta-feira, 8 de abril de 2009

TRENS DE PASSAGEIROS DO BRASIL

Do site: ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS, extraimos o seguinte texto:

Nesta relação você pode saber a história de diversos trens de passageiros que circulam ou circularam no Brasil. Cada Estado tem ou tinha seus trens, cuja história e detalhes são relacionados em cada linha ou em cada composição nas páginas que se pode visitar pelas páginas-índice abaixo.É importante saber que não existem mais trens de passageiros regulares no Brasil, com apenas duas exceções (os trens da Vale do Rio Doce, Belo Horizonte-Vitória e São Luiz-Carajás) e dos trens metropolitanos de algumas capitais (São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Teresina) e também o Pindamonhangaba-Piracuama, em SP. Se quiser saber alguns dos horários e informações sobre os que sobraram, clique aqui.

Trens que existem ou já existiram no Brasil: Estados:
AlagoasBahia
Espírito Santo
Minas Gerais
Mato Grosso do Sul
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
São Paulo
Santa Catarina

Fonte:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/index_trens.htm

4 comentários:

Anônimo disse...

trabalhei nos trens vera cruz e santa cruz,durante 10 anos, os quais foram dizimados pela ganancia dos empresarios do setor rodoviario, agora vivemos em um país de dimensoes continental que nao se locomove, pois o que move qualquer outro pais sao os trens.

Rogerio disse...

Estive viajando para diversas localidades do Brasil, destacando-se a linha que fazia do rio a vitória saindo de barão de mauá e dos trens que faziam linhas para são paulo e belo horizonte (Vera Cruz e Santa Cruz). As saudosas linhas e os trens fazia uma boia economia para seus usuários e eram bem falado, além de ser um bom passeio.

Luís Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Fernando disse...

Viajei pôr várias vezes entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro no Vera Cruz que até perdi as contas ... hj apenas muita saudade , olhar para os trilhos e saber que não temos mais como andar de Vera Cruz !! É lamentável o ABANDONO e o DESCASO com que os trens de passageiros e seus usuários são tratados no Brasil .

Luís Fernando Marini Cardoso .
lfmarinic@yahoo.com.br