sexta-feira, 5 de junho de 2009

Um sonho que poderá se tornar realidade

27/05/2009 às 08:57
Muriaé: Minas na rota do trem que ligará o Brasil ao Peru

O sonho brasileiro de ligar os oceanos Atlântico e Pacífico por ferrovia, passando por Minas Gerais, vai se tornar realidade. O estado, de história fortemente vinculada a locomotivas e vagões, receberá o segundo maior trecho dos 4,4 mil quilômetros de trilhos a serem assentados da Estrada de Ferro 354 (EF 354), que se conectará ao sistema ferroviário do Peru. Embora ainda no papel, o projeto, batizado de Ferrovia Transcontinental, com custo estimado de R$ 10 bilhões, revigora a esperança de maior desenvolvimento de regiões e municípios que cresceram em torno de estações de trens ou que viveram o auge político, econômico e social nas idas e vindas das composições.
O corredor mineiro da ferrovia, que será a maior do país, contempla, inicialmente, as cidades de Muriaé (Zona da Mata), Ipatinga (Vale do Aço) e Paracatu (Região Noroeste). Na Zona da Mata, a EF 354 cortará linhas e ramais da primeira ferrovia de Minas, a Estrada de Ferro Leopoldina, que começou a ser construída no fim do Império, em 1872. No fim do século 19, o controle acionário foi transferido para credores britânicos, que a rebatizaram de The Leopoldina Railway Company. A malha voltou para o controle do governo brasileiro somente em 1950, com o declínio da lavoura cafeeira na Zona da Mata.
Para ligar os portos brasileiros do Atlântico aos portos peruanos do Pacífico, a Transcontinental terá ponto de partida no Norte do estado do Rio de Janeiro, em cidade ainda não definida. O corredor ferroviário seguirá por Muriaé, Ipatinga e Paracatu, em Minas; Brasília (DF), Uruaçu (GO), Cocalinho (MT), Ribeirão Cascalheira (MT) e chegando ao Nortão (MT), com ramal em Lucas do Rio Verde (MT). De lá, seguirá rumo a Vilhena e Porto Velho (RO); Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Boqueirão da Esperança (AC), divisa com o Peru. A previsão é de que a viagem completa, de uma ponta a outra, dure uma semana.


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