quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O TREM EM PIRASSUNUNGA

Companhia Paulista de Estradas de Ferro




The Cordeiropolis - Descalvado Branch of Companhia Paulista


A idéia de se fundar uma companhia particular para construir uma estrada de ferro em São Paulo surgiu em 1864, quando a São Paulo Railway, que ligava Santos a Jundiaí, alegando dificuldades impostas pela Guerra do Paraguai, declarou-se impossibilitada de prolongar seus trilhos até Campinas, conforme projetos e concessões que possuía.

Em 16 de dezembro de 1867, um grupo de fazendeiros, negociantes e capitalistas reuniu-se com o conselheiro Joaquim Saldanha Marinho, presidente da província de São Paulo, e decidiu fundar a Companhia Paulista de Estrada de Ferro.

Muitos anos passaram e a Companhia Paulista deixou de existir. Os municípios de Descalvado, Pirassununga e Santa Cruz das Palmeiras possuem apenas as estações e alguns vestígios deste grande empreendimento ferroviário.

Aqui encontram-se alguns pontos da extinta ferrovia, agonizando após a remoção dos trilhos em 1997/98. Alguns trechos acham-se cobertos pelo mato, outros modificados, estão sendo atingidos pelas expansões das cidades, e, um dia, ficarão perdidos para sempre...

Caro leitor,
vale a pena conhecer esse blog

Nenhum comentário: